A Prefeitura de Limeira iniciou às 6h30 desta quarta-feira (17) uma nova operação na região da Ponte do Esqueleto com o objetivo de reforçar a segurança no local. A ação inclui o fechamento de acessos irregulares e complementa medidas emergenciais que já haviam sido adotadas anteriormente.
A intervenção ocorre após o Governo Federal reconhecer sua responsabilidade sobre a área e solicitar apoio operacional do município para ampliar a proteção do espaço até que sejam definidas soluções permanentes. A Ponte do Esqueleto foi oficialmente incorporada ao patrimônio da União em maio deste ano.
De acordo com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), nenhuma atividade esportiva realizada na estrutura possuía autorização federal. O órgão também informou que a utilização do local para práticas radicais, como o rope jump, acontecia de forma irregular.
O reforço das medidas de segurança acontece após a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, caso que mobilizou autoridades municipais, estaduais e federais e trouxe novamente à discussão a fiscalização de atividades radicais em estruturas abandonadas.
As circunstâncias do acidente seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.
Relembre o caso
Maria Eduarda morreu após ser lançada de uma altura de aproximadamente 40 metros durante um salto de rope jump realizado na chamada Trilha da Ponte do Esqueleto.
Segundo as investigações, a corda que deveria garantir a segurança da jovem não foi conectada antes do salto. Pessoas que estavam no local tentaram realizar manobras de reanimação até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a morte foi constatada ainda no local em razão dos ferimentos provocados pela queda.
Com a nova intervenção, a Prefeitura busca impedir o acesso irregular à área e reduzir os riscos de novos acidentes enquanto medidas definitivas para a estrutura são avaliadas pelos órgãos responsáveis.

Leave a Reply