O Podcast “Papo com Clê”, do canal Corredor 5, trouxe Blacy Gulfier para uma conversa pra lá de musical com Clemente Magalhães. Conhecida como cientista da voz, a fonoaudióloga é uma das produtoras vocais mais procuradas do país, Gulfier propôs na entrevista um olhar além da técnica e bordou temas que envolvem a saúde vocal.
Segundo Blacy, para ter resultados incríveis os artistas da voz cantada tem que se comportar como os atletas, mantendo seus treinos, pois a arte não substitui a ciência. “As pessoas admiram os atletas, ‘que coisa mais linda eles treinam todos os dias’ … e isso não conversa com a arte? Isso não pode ocupar um lugar dentro daquilo que é mais sagrado pra mim?”, comenta a produtora sobre a disciplina relacionada a treinos e saúde dos cantores.
Questionada pelo entrevistador sobre a nova safra de interpretes e a maneira deles cantarem de uma forma não tão compreensível, a fonoaudióloga se posicionou dizendo que nada pode ser desprezado. “Nenhum elemento sonoro deve ser desprezado, eu acho que não tem um critério de maior ou menor grau de necessidade, é um elemento sonoro, todos estão ali pra ter sua representatividade da obra. Todos eles fazem parte e são importantes. Mas obviamente a palavra muito bem dita, a forma que você articula esse som, ele está diretamente ligado a compreensão da poética, a afinação também é muito importante”, responde a produtora vocal.
Outros assuntos como “A psicodinâmica vocal” e “Critérios de gravação de voz” também foram abordados no papo que durou mais de duas horas. O episódio com a participação da Dra Blacy Gulfier foi mais uma parceria do “Corredor 5” com a produtora “Usina Brasil” e teve Deborah Cohen da produção e Maicon Freitass na direção de vídeo.