MENU

4ª edição da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos” acorre no Buriti Shopping

Campanha de conscientização sobre o retinoblastoma oferece atendimento gratuito, encaminhamento para exames oftalmológicos e reúne instituições de saúde de referência em Goiás

KASANE COMUNICAÇÃO
12/09/2025 08h07 - Atualizado há 4 horas
4ª edição da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos” acorre no Buriti Shopping
Crédito: Danilo Borges

O Buriti Shopping será palco, no próximo sábado, 13 de setembro, da 4ª edição da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”. A ação será realizada no espaço Buriti Kids, localizado no Piso 1 do empreendimento. Idealizada por Daiana Garbin e Tiago Leifert, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o retinoblastoma, o câncer ocular mais comum na infância. Durante as orientações aos pais sobre prevenção e diagnóstico precoce do retinoblastoma, crianças poderão se divertir no espaço Buriti Kids, com atividades gratuitas, como pintura de rosto e escultura de balões.
 
A campanha conta com o apoio de diversas entidades médicas brasileiras, entre elas o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além do suporte internacional da Childhood Cancer International (CCI) e da International Society of Ocular Oncology (ISOO). Em 2025, a ação terá 88 eventos em todo o Brasil e chega a Goiânia pelo terceiro ano consecutivo, reunindo importantes instituições de saúde do estado, como o Araújo Jorge – Hospital de Câncer, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) e o Hospital de Olhos de Aparecida.
 
Durante o evento no Buriti Shopping, equipes médicas e voluntários irão oferecer orientações à população, distribuição de materiais informativos e encaminhamento de casos suspeitos para avaliação especializada no Cerof e no Hospital de Olhos de Aparecida. Neste ano, a ação ganha um diferencial importante: o apoio de exames oftalmológicos gratuitos, realizados pelo Cerof e pelo Hospital de Olhos de Aparecida, também no dia 13 de setembro.
 
O retinoblastoma, embora raro — com cerca de 200 a 300 casos novos por ano no Brasil —, representa 14% dos casos de câncer pediátrico em crianças menores de 2 anos. Mais de 90% dos diagnósticos acontecem até os 5 anos de idade, geralmente por volta dos 2 anos. Quando descoberto precocemente, é curável e pode preservar a visão da criança; se diagnosticado tardiamente, pode causar cegueira ou até levar ao óbito.
 
O casal Tiago Leifert e Daiana Garbin, idealizadores do movimento após a filha Lua ser diagnosticada com a doença, reforçam que a missão é salvar vidas por meio da informação. “A todo momento, em algum lugar do Brasil, existe uma criança com um retinoblastoma não diagnosticado. Nossa missão de vida é encontrá-la e garantir que ela vença”, afirma Tiago.
 
A oncologista pediátrica do Araújo Jorge – Hospital de Câncer, Ana Luísa Pacheco, ressalta a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil. “Recebemos muitas crianças com diagnóstico tardio, o que aumenta o risco de perda da visão e até da vida. Por isso, é fundamental conscientizar as famílias sobre a importância de consultas ao pediatra e ao oftalmologista para garantir o diagnóstico precoce e melhores resultados no tratamento do retinoblastoma e de outros tipos de câncer.”
 
Mais do que um centro de compras e lazer, o Buriti Shopping se coloca como parceiro de iniciativas que unem saúde e informação. “Para nós, é motivo de orgulho receber uma campanha nacional de tamanha relevância, que une conscientização, informação e acesso a serviços de saúde. Acreditamos que o shopping deve ir além do consumo, sendo também um espaço de transformação social e cuidado com a comunidade”, destaca o gerente de Marketing do Buriti Shopping, Thiago Souza.
 
SERVIÇO
 
Campanha “De Olho nos Olhinhos” no Buriti Shopping
Data: 13 de setembro (sábado)
Horário: das 10h às 15h
Local: Buriti Kids, Piso 1 do Buriti Shopping
Serviços oferecidos:
Orientação e distribuição de material educativo sobre o retinoblastoma
Encaminhamento de casos suspeitos para avaliação especializada
 
Exames oftalmológicos gratuitos:
Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof): 13 de setembro
Hospital de Olhos de Aparecida: 13 de setembro

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »