MENU

Confira dicas de limpeza de chuveiros e metais para manter o banheiro impecável

A manutenção adequada garante durabilidade, bom funcionamento e evita o desgaste dos produtos

Caroline Baptista
10/09/2025 16h18 - Atualizado há 3 horas
Confira dicas de limpeza de chuveiros e metais para manter o banheiro impecável
Divulgação

A rotina de cuidados no banheiro vai além da organização. A limpeza adequada de chuveiros e metais não só preserva o brilho, como garante a eficiência e prolonga a vida útil dos produtos. Afinal, com o uso contínuo, é natural que as peças acumulem sujeira, por isso, é fundamental incluí-las na manutenção regular para manter o ambiente agradável e funcional.

Segundo Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, a limpeza adequada do chuveiro evita o aquecimento excessivo e a queima da resistência, garantindo maior durabilidade e eficiência no uso.

“Antes de qualquer manutenção, desligue a energia elétrica no disjuntor. Para a parte externa, basta um pano macio com sabão neutro. Já para a limpeza da parte interna, alguns modelos permitem a retirada do espalhador, bastando utilizar uma escova com cerdas macias para remover a sujeira e eliminar resíduos. Em aparelhos selados, por sua vez, o ideal é seguir as instruções do manual”, alerta Suguino.

Para evitar entupimentos e proteger todos os produtos que utilizam água na residência, é recomendado manter a caixa d’água limpa pelo menos duas vezes ao ano e considerar a instalação de um filtro de ponto de entrada, que ajuda a impedir a entrada de impurezas na rede hidráulica.

Os metais do banheiro também exigem atenção. Para conservar o brilho de torneiras e monocomandos, limpe com pano macio, água e sabão neutro. “A limpeza suave mantém o acabamento preservado e garante o bom funcionamento das peças”, orienta Suguino. Evite pressionar ferramentas sobre partes cromadas e faça a limpeza periódica dos arejadores para prevenir entupimentos. Em duchas e registros, com a ajuda de uma escova pequena, é possível retirar os resíduos acumulados nas ranhuras.

Seja para chuveiros ou metais, o indicado é não utilizar produtos abrasivos. “Além de químicos agressivos, esponjas ásperas e palhas de aço podem riscar e danificar torneiras, válvulas e misturadores”, ressalta o engenheiro da Lorenzetti.

Com práticas simples e funcionais, é possível conservar chuveiros e metais em pleno funcionamento, evitando reparos desnecessários e mantendo o banheiro adequado para o uso diário.

Sobre a Lorenzetti

Com trajetória marcada por inovação e pioneirismo, a Lorenzetti é uma empresa brasileira com mais de 100 anos de história. É líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás e se destaca nos mercados de louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, bombas e pressurizadores. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades em São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti tem distribuição nacional e internacional. Com mais de 4 mil funcionários, é reconhecida junto a consumidores, clientes e fornecedores pela solidez financeira e por oferecer produtos de qualidade e com design inovador, tecnologia e consciência ambiental.

Para mais informações, acesse: 

www.lorenzetti.com.br/ 

 www.instagram.com/lorenzettioficial/

 www.youtube.com/user/lorenzettisa

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE VASCONCELOS BAPTISTA
[email protected]


Notícias Relacionadas »