MENU

FIEE 2025 tem início com debates sobre inovação, transição energética e regulação do setor elétrico

Feira Internacional da Indústria Elétrica e Eletrônica teve abertura conjunta com a Febrava e segue até sexta-feira, dia 12, no São Paulo Expo, na capital paulista

LORETA FAGIONATO
10/09/2025 10h49 - Atualizado há 3 horas
FIEE 2025 tem início com debates sobre inovação, transição energética e regulação do setor elétrico
Autoridades, representantes da indústria e visitantes participaram da cerimônia de abertura da FIEE & Febrava 2025 (Crédito foto: Divulgação)
A 32ª edição da FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação) foi oficialmente aberta nesta terça-feira (9), no São Paulo Expo, em cerimônia conjunta com a Febrava, maior feira da América Latina dedicada ao setor AVACR. O evento reuniu autoridades, representantes da indústria e visitantes, consolidando-se como espaço estratégico para negócios, inovação e troca de conhecimento.
 
Na cerimônia, o diretor de portfólio da RX Brasil, Márcio Alves, destacou o crescimento da FIEE, que ampliou sua área em 30%, reúne mais de 430 expositores e oferece mais de 80 horas de conteúdo técnico. Entre as novidades, está o lançamento do 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônica, com 48 painelistas debatendo inovação, Indústria 4.0, inteligência artificial, sustentabilidade e regulação.
 
Congresso na FIEE
Entre os destaques do primeiro dia do congresso, o painel “Tecnologia, regulamentação e sustentabilidade: novos caminhos para a competitividade na indústria elétrica e eletrônica”, discutiu o papel estratégico do setor elétrico e eletrônico na transição energética e no desenvolvimento econômico. Sandoval Feitosa Neto, diretor-geral da ANEEL e um dos painelistas, ressaltou que políticas públicas consistentes, investimentos em P&D e a força da indústria eletroeletrônica criam ambiente favorável a avanços tecnológicos e regulatórios.
 
Na sequência, os painéis abordaram temas centrais para o futuro da indústria elétrica e eletrônica, incluindo inovação tecnológica, regulamentação, sustentabilidade, transição energética e o papel estratégico dos data centers. Os debates destacaram como políticas públicas consistentes, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a integração entre indústria e reguladores podem ampliar a competitividade, gerar empregos e promover soluções mais eficientes, seguras e sustentáveis para consumidores e empresas.
 
“O país reúne atributos como rede elétrica confiável e energia renovável, mas precisa superar desafios como geopolítica, carga tributária e clima para se tornar um polo de infraestrutura digital e atrair investimentos em tecnologia”, destacou Mateus Cavaliere, Head da PSR, durante o painel sobre o potencial estratégico dos data centers para o Brasil.
 
Inteligência Artificial
O Congresso da Indústria Eletroeletrônica encerrou o primeiro dia com uma palestra sobre inteligência artificial aplicada ao setor energético no Brasil. O diretor do segmento de Energia, Manufatura e Recursos Naturais do Google Cloud, Leo Almeida, apresentou como tecnologias, como IA, IoT e Big Data, estão transformando a operação de empresas e a gestão de ativos, destacando exemplos de soluções para previsão de inundações, monitoramento solar, análise de imagens de satélite e otimização da infraestrutura energética. Almeida ressaltou ainda a importância de parcerias com grandes players do setor e startups, além de programas de capacitação, para promover eficiência, segurança, sustentabilidade e decisões mais inteligentes baseadas em dados precisos.
 
Para Rodrigo Bueno, gerente de produto da FIEE, o primeiro dia de feira reforçou a grandiosidade do evento e a importância de conectar empresas, especialistas e investidores. “A FIEE consolida-se como o maior polo de inovação e negócios do setor elétrico e eletrônico, reunindo conhecimento, tecnologia e oportunidades em um único espaço”, afirmou.
 
Sobre a FIEE 
A FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade) está há mais de 60 anos no calendário do mercado, e este ano será realizada entre os dias 09 e 12 de setembro de 2025, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O evento, realizado em parceria com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), é promovido e organizado pela RX e é o único do Brasil a apresentar soluções e alta tecnologia para a indústria. Reúne, a cada dois anos, milhares de profissionais de diferentes segmentos da indústria e centenas de marcas expositoras.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORETA FAGIONATO NORCIA CAUS
[email protected]


Notícias Relacionadas »