Belo Horizonte, setembro de 2025 - O estudo Segurança Viária e o Motoapp: Análise da 99Moto no contexto dos Sistemas Seguros de Mobilidade, conduzido pelo Instituto Cordial em parceria com a 99, mostra que, a taxa de sinistralidade para cada 100 mil motociclistas da categoria 99Moto é seis vezes menor em relação à taxa de sinistralidade geral de motocicletas em Belo Horizonte (MG).
Os dados revelam que, em 2023, os sinistros envolvendo corridas pela 99Moto corresponderam a apenas uma fração do total registrado na Capital Mineira, mesmo com o crescimento do número de viagens. Considerando apenas sinistros graves e fatais as taxas são, respectivamente, 0,43% e 0%. Não foram registrados sinistros fatais em corridas realizadas na 99Moto em 2023. Em 2024, os números permaneceram baixos.
Compromisso com dados
A análise, baseada em dados da 99, Prefeitura de Belo Horizonte, BHTrans e SENATRAN, identificou perfis de risco e características dos sinistros: homens aparecem majoritariamente como condutores e mulheres como passageiras; motociclistas mais jovens, sobretudo entre 26 e 35 anos, tendem a se envolver mais em ocorrências; e os incidentes se concentram nos horários de pico, acompanhando o aumento do fluxo.
“As análises mostram que a chegada da 99Moto não intensificou a letalidade no trânsito em 2023, reforçando a importância de desenvolvimento tecnológico constante por parte das plataformas, mas também da necessidade de políticas públicas e intervenções viárias para a promoção da Visão Zero, com a ideia de que nenhuma morte no trânsito é aceitável, e da segurança de todos os usuários da via, especialmente os motociclistas, que são aqueles que mais se envolvem e morrem em sinistros atualmente”, afirma o diretor de Operações do Instituto Cordial, Luis Fernando Villaça Meyer. “Nosso objetivo com esse estudo é contribuir para qualificar o debate público sobre a segurança viária de motociclistas no Brasil”, complementa.
O estudo também oferece subsídios para apoiar políticas públicas de mobilidade urbana e segurança viária em Belo Horizonte, colaborando para um trânsito mais inteligente e sustentável.
O Instituto Cordial e a 99 divulgaram, em junho, os resultados do estudo com os dados de São Paulo e da Região Metropolitana entre 2023 e 2024. Na Região Metropolitana de São Paulo, a taxa de sinistralidade por quilômetro da 99Moto para sinistros leves, graves e fatais é 2,8 vezes inferior à do uso pessoal de motocicletas.
Tecnologias de segurança
Para oferecer mais segurança a motociclistas parceiros e passageiros, a 99 disponibiliza mais de 50 funcionalidades de segurança antes, durante e depois das corridas. Além do monitoramento em tempo real, o app conta com alerta de velocidade, governança contra direção perigosa por meio de telemetria, checagem de dados de usuários e veículos, e central de segurança emergencial disponível 24 horas.
“A segurança é um compromisso inegociável para a 99 e está em constante evolução por meio da implementação de novas ferramentas e muito mais. Em 2025, no departamento de segurança da 99, investiremos mais de R$75 milhões em novas funcionalidades, ferramentas e ações voltadas, principalmente, para segurança viária. A 99Moto não é um fator de aumento da sinistralidade, mas sim uma oportunidade de, por meio de tecnologia de ponta e gestão, oferecer um serviço que facilita a mobilidade urbana e contribui para um trânsito mais seguro e democrático. Este estudo é um convite à colaboração entre a iniciativa privada e o poder público para que, juntos, possamos construir um sistema de mobilidade verdadeiramente seguro para todos”, afirma o diretor de Qualidade e Segurança na 99, Igor Soares.
Parceria estratégica
A parceria entre a 99 e o Instituto Cordial representa um marco significativo na integração entre tecnologia e desenvolvimento social urbano. Fundamentada nos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a aliança permitiu a implementação de projetos que conectam diferentes atores sociais – comunidades, empresas e poder público – promovendo soluções inovadoras para desafios urbanos complexos.
O Instituto Cordial trabalha com pesquisa aplicada, inteligência territorial e articulação intersetorial para estreitar laços urbanos, promover o engajamento entre sociedade civil, empresas e governos com base em dados e evidências, buscando contribuir com a tomada de decisões públicas e privadas e a implementação de políticas públicas que gerem impacto social positivo, alinhado aos ODS da ONU.
O estudo não apenas mostra a 99Moto como uma opção de mobilidade urbana relevante no sistema de transporte, mas também serve como um convite à colaboração para a construção de um sistema de mobilidade verdadeiramente seguro para todos, alinhado aos princípios de “Sistemas Seguros” e “Visão Zero”.
Metodologia
O estudo avaliou a taxa de sinistralidade associada à operação da 99Moto, considerando variáveis como o número total de viagens, o volume de condutores habilitados a prestar o serviço e a quilometragem percorrida.
Em Belo Horizonte, foram analisados dados de sinistros para cada 100 mil motociclistas, comparando dados da 99 envolvendo o serviço de motoapp com os dados públicos de sinistros envolvendo outros usos de motocicletas. Até a conclusão do estudo, os dados publicizados pela prefeitura cobrem o período até o final de 2023. Também foram utilizados dados de frota de motocicletas da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes durante todo o período analisado, até o final de 2024
Quanto aos dados da 99, o levantamento realizado com foco em Belo Horizonte analisou números dos anos de 2023 e 2024, incluindo cerca de 36 milhões de viagens realizadas por meio da plataforma e os sinistros envolvendo usuários do serviço.
Sobre o Instituto Cordial
O Instituto Cordial é um centro de articulação e pesquisa independente ('think and do tank’) dedicado à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, trabalhando com pesquisa aplicada, articulação intersetorial e inteligência territorial para enfrentar desafios sociais complexos e gerar impacto social positivo.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIO DA SILVA FRANÇA
[email protected]