Maria Haddock celebra o bairro onde vive com exposição no Parque do Martelo
Exposição Humaitopia inaugura as comemorações pelos 20 anos do Parque do Martelo, patrimônio verde do Humaitá
LGA COMUNICAçãO
05/09/2025 10h46 - Atualizado há 1 dia
Foto: Pedro Garrido
Maria Haddock se diz uma artista-tabeliã pela fixação que possui em guardar papéis, tanto que chama seu ateliê de “entuliê”. São embrulhos, rótulos, adesivos...Seu local de trabalho é como um cartório e ela, como boa tabeliã, cataloga tudo em pastas bem organizadas. “Vejo minhas colagens como documentos utópicos, pois se propõem a registrar desejos e inventar mundos”, explica Maria.
A artista valoriza também a relação com o espaço próximo e, por conta própria, batizou de “Praça da Onda” o pequeno largo na entrada do bairro, pintando ondas azuis onde antes era cinza. “Achei incrível que através do presidente da associação de moradores os fiscais da prefeitura avisaram que a placa deveria ser retirada, mas permitiram que permanecesse mais uns dias para que eu pudesse fotografar melhor a intervenção”, conta.
Humaitopia é a primeira individual de Maria Haddock e reúne cerca de 20 colagens e objetos. A exposição faz parte da agenda paralela da ArtRio2025. “Maria reinventa usos e poéticas. Um recibo pode virar certidão com carimbo oficial, papéis de embrulho podem se tornar canudos em envelopes de plástico”, diz a curadora Caroline Valansi. A exposição inaugura as comemorações pelos 20 anos do Parque do Martelo, patrimônio verde do Humaitá. “O trabalho da Maria dialoga com o sonho de uma comunidade atuante, reverenciando a memória coletiva do bairro e nossas utopias”, diz Mônica Claro, diretora de eventos do parque.
Os visitantes também são convidados a levar suas “documentações” para serem depositadas em uma caixa no local. Ao final da temporada, os materiais entregues vão compor uma colagem coletiva, que marcará o evento.
Expediente: Parque do Martelo, de 6 a 20 de setembro. De seg. a dom, das 8h30h às 13h. Sábados, das 8h30h às 18h.Local: rua Miguel Pereira, 41, Humaitá.
Curadoria Caroline Valansi/ Cenografia Mirella Maniaci / Design Gráfico Verônica D´orey
Ilustrações adicionais: Marcos Magalhães
Minibio/www.mariahaddock.com.br
Maria Haddock (1973) é colagista e colecionadora de papéis. É graduada em Comunicação Social e cursa Letras pela PUC-Rio. Em 2018 foi aprovada em 1º lugar no mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Trabalha como tradutora e leitora autônoma e com organização afetiva de acervos para clientes particulares.
Exposições coletivas
2025
Abraço Coletivo, Lanchonete Lanchonete;
2024
Corações em Desmedida tributo a Rochelle Costi, Solar dos Abacaxis (RJ) Casa do Povo (SP); Casa de Cultura Mario Quintana (RS) Corações em Desmedida tributo a Rochelle Costi, Solar dos Abacaxis (RJ) Casa do Povo (SP); Casa de Cultura Mario Quintana (RS)
2016
A Felicidade às vezes mora aqui Espaço EMCB; curadoria Edmilson Nunes
2015
Frágil como o Mundo - Espaço És uma Maluca; curadoria Álvaro Figueiredo
Tertúlia – EAV; curadoria André Sheik
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAIS MELO SILVA
[email protected]
FONTE: divulgação