MENU

Espaço Zero inaugura exposição de arte em vidro

Pioneira na arte em vidro no Brasil, Elvira Schuartz inaugura a primeira galeria especializada no tema, reunindo obras autorais e artistas convidados em torno da magia do fogo e da transparência

Alisson Schafascheck
05/09/2025 10h12 - Atualizado há 21 horas
Espaço Zero inaugura exposição de arte em vidro
Acervo pessoal
Pioneira na arte em vidro no Brasil, Elvira Schuartz inaugura a primeira galeria especializada no tema, reunindo obras autorais e artistas convidados em torno da magia do fogo e da transparência

Os primeiros registros de vidro foram encontrados na Mesopotâmia, 2700 anos antes de Cristo. Desde o Egito antigo foi utilizado como joia e obra de arte, o que se faz com maestria e muita técnica até os dias atuais, pelas mãos de alquimistas que se encantaram com a possibilidade de transformar areia de sílica, sódio, cálcio e fogo em sua expressão artística, nessa timeline milenar.
Elvira Schuartz é uma dessas pessoas que foi seduzida pelo vidro desde garota, numa viagem a Murano, onde a mágica aconteceu diante dos seus olhos. Muito tempo se passou até que ela reacendesse essa chama em termos profissionais, quando começou a esculpir peças em vidro a frio para lojas de decoração, como Zero Design, ainda sem o forno e técnica para soprar e moldá-lo em fornos.
A partir daí, Elvira se aprimorou, dentro e fora do país, com residências artísticas e exibições em locais como Nova York, Paris, Londres e Frankfurt e, impulsionada pela própria demanda criativa, montou seu primeiro Hot-Shop no Pacaembu, então batizado de Espaço Zero.
O espaço foi se adaptando às demandas de aprendizado, através de cursos e workshops, que também foram incorporados à essência do local, assim como a área externa, que recebe obras e instalações de grande porte. Agora, o Espaço Zero se transforma em um local plural, aberto a novos artistas e obras, além de abrigar a produção autoral da criadora, e recebe a exposição De volta para o presente – em um amuse bouch para comemorar a reabertura. 
Com tamanha experiência e histórias maravilhosas para contar, Elvira Schuartz  fundou, em 2013, o Instituto do Vidro, um museu virtual que a levou a uma cadeira no ICOM Glass, o conselho mundial que reúne os principais museus de vidro. Agora, reabre o Espaço Zero como a primeira galeria especializada na arte em vidro do Brasil, que passa a representar artistas brasileiros e promover intercâmbio com outros criadores internacionais, além de abrigar uma biblioteca com mais de 200 títulos sobre o tema.
A galeria Espaço Zero tem sua abertura para público marcada para 6 de setembro, sábado – exatamente 36 anos após a primeira exposição de Elvira, que apresenta 10 criações inéditas e também trabalhos de 5 artistas convidadas.
A artista Anna Saicali, com quatro décadas de trajetória, transita entre diferentes áreas criativas e a arte-educação, sempre movida pela curiosidade. Desde 2023, como residente do Espaço Zero, dedica-se à escultura em vidro. Suas obras exploram formas e cores como tradução de emoções e convite a novas descobertas.
A trajetória da arquiteta e designer Carol Gay é guiada pela experimentação, pela materialidade e pela memória afetiva, com obras premiadas expostas em feiras e instituições internacionais.
A artista visual Dania Reiter, formada pela FAAP e pós-graduada em ourivesaria pela Royal Academy of Fine Arts, na Bélgica, atuou como designer de joias e bolsas e atualmente explora o vidro soprado em criações que mesclam textura, arte e funcionalidade.
Já a arquiteta e urbanista Marcela Helena, também residente no Espaço Zero, iniciou carreira em cenografia e design de interiores e, desde 2024, desenvolve peças que habitam a fronteira entre escultura e mobiliário, transformando silêncio e urgência em impulso criativo.
A arquiteta Patricia Faragone, residente no Espaço Zero desde 2023, dedica-se à escultura em vidro em coleções autorais que dialogam com o Art Déco, a Pop Art e o movimento Memphis.

Serviço
De volta para o presente
Exposição das artistas: Elvira Schuartz, Anna Saicali, Carol Gay, Dania Reiter, Marcela Helena e Patricia Faragone
              
Espaço Zero
End.: Rua Monsenhor Alberto Pequeno, 300 – Pacaembu, SP
Período expositivo: de 6 a 27 /09
Horários: de segunda à sábado, das 9h às 17h
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALISSON SCHAFASCHECK
[email protected]


Notícias Relacionadas »