Profissionais de TI no Brasil são os que menos acreditam que a IA afetará seus planos de carreira no longo prazo, revela pesquisa Michael Page
Percentual de 53% é superior à média global (36%) e da América Latina (47%)
MATHEUS VEIGA
05/09/2025 12h53 - Atualizado há 20 horas
Juliana França, gerente executiva da Michael Page (Foto Divulgação)
O avanço da utilização da inteligência artificial nas companhias está redefinindo as dinâmicas de trabalho. Enquanto muitas empresas ainda resistem em investir em ferramentas e capacitação em IA, profissionais já estão adotando essas soluções por conta própria. Há funcionários empregando a ferramenta para automação de tarefas rotineiras, resolução criativa de problemas ou como garantia de qualidade na entrega de demandas.
Mas há uma preocupação emergente e que vem ganhando espaço nas discussões entre os profissionais de TI: Como a inteligência artificial afetará os planos de carreira a longo prazo?
O estudo global Talent Trends Tech 2025, da Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup, revela que a preocupação dos especialistas em tecnologia do Brasil com sua jornada profissional é menor que a de outros países. Segundo o levantamento, 54% dos respondentes acreditam que o crescimento da IA no ambiente de trabalho irá afetar seus planos de carreira a longo prazo. O percentual reportado é menor do que a média global (63%) e da América Latina (64%).
A pesquisa também mostra que 74% dos profissionais brasileiros não percebem o uso da inteligência artificial como uma ameaça a segurança no emprego a longo prazo. O número é superior ao dado da América Latina (73%) e do mundo (60%).
“A inteligência artificial está transformando rapidamente as funções e demandas do setor de tecnologia. Ela não está apenas substituindo tarefas, também redefinindo papeis e destacando habilidades humanas antes não percebidas”, diz Juliana França, gerente executiva da Michael Page.
Segundo a executiva, as empresas devem investir cada vez mais em ferramentas e capacitação em IA. “Mostrar como a inteligência artificial e a automação serão integradas ao trabalho, e como os colaboradores serão apoiados para se desenvolver, é um grande diferencial competitivo. Os profissionais de TI esperam que as companhias invistam no treinamento contínuo e na implementação inteligente de IA”, explica. Profissionais de TI brasileiros são os que mais utilizam IA no trabalho
Os especialistas em tecnologia no Brasil também afirmam que utilizam inteligência artificial no trabalho. A maioria dos profissionais usam IA em suas funções atuais (68%). O índice é superior ao mesmo percentual (60%) verificado na América do Sul e no mundo.
Em questão a frequência de uso, 42% afirmam que utilizam a ferramenta pelo menos uma vez por dia. Entretanto, o número é inferior ao registrado no mundo (44%) e na América Latina (43%).
“Embora a inteligência artificial esteja ganhando espaço como recurso indispensável nas empresas, ainda existem dúvidas sobre sua aplicação prática e sobre a capacitação das equipes. Para explorar ao máximo seus benefícios, é fundamental que as empresas estabeleçam diretrizes claras para que a IA seja um reforço aos profissionais, e não um substituto. Nesse cenário as empresas precisam dar o suporte certo para conduzir a jornada de transformação digital”, explica Juliana França, da Michael Page. Uso de IA pelas empresas
Quando questionados se as empresas que atuam recomendam o uso de inteligência artificial, 53% dos respondentes disseram que as companhias fornecem a utilização de ferramentas de IA. O índice é superior ao dado da América do Sul (51%) e inferior ao índice global (68%).
Talent Trends Tech 2025 é um dos levantamentos mais abrangentes sobre o mercado de trabalho global de tecnologia, conduzido entre novembro e dezembro de 2024, em 36 países. Ele conta com a participação de cerca de 5 mil profissionais e líderes de tecnologia no mundo. O objetivo do estudo é oferecer uma perspectiva dupla dos desafios atuais e como transformá-los em ações concretas ao longo de 2025. Sobre a Michael Page
A Michael Page, parte do PageGroup, é a escolha ideal para empresas em busca de contratação de executivos de alta e média gerência. Com uma expertise sólida nesse segmento, a empresa oferece soluções abrangentes e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Por meio de uma abordagem consultiva e especializada, a Michael Page identifica os profissionais mais qualificados e compatíveis com as demandas das posições de liderança. Com um amplo networking e uma equipe de consultores experientes, a empresa está preparada para auxiliar nas contratações estratégicas que impulsionarão o crescimento e sucesso das organizações.
Com uma gama soluções para Recursos Humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. Os consultores, distribuídos por todo o país em nossos cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife), já foram responsáveis pela contratação de mais de 40 mil profissionais no Brasil desde 2001.
Mais informações Conteúdoink Comunicação Ricardo Morato (ricardo܂morato@conteudoink.com.br) Cel. (11) 98799-5868 Carol Freitas (carol܂freitas@conteudoink.com.br) Cel: (11) 99196-3890 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VEIGA ROMERA
[email protected]