MENU

Último mês de inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

Competição espera receber meio milhão de alunos e terá participação das concessionárias distribuidoras de energia elétrica do Brasil

Divulgação
03/09/2025 15h17 - Atualizado há 1 dia
Último mês de inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025
Imagem divulgação
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 entra na reta final de inscrições. Estudantes do 8º e 9º anos das redes pública e privada de ensino têm até o dia 30 de setembro para garantir participação na competição, que promete ser a maior edição desde sua criação. A expectativa é mobilizar meio milhão de alunos em todo o país.

Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a iniciativa conta este ano com a RGE, distribuidora de energia do grupo CPFL, como empresa proponente. Ao todo, 48 concessionárias de energia elétrica participam da olimpíada, cobrindo todo o território nacional.

Com atividades que combinam aprendizado e entretenimento, a ONEE oferece uma programação que vai de desafios gamificados a provas interativas, abordando temas como consumo responsável, sustentabilidade e uso consciente dos recursos naturais. Além de estudantes, professores também participam da ação e têm acesso a um curso de formação gratuito.

Como participar
As inscrições podem ser feitas por alunos e professores diretamente no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br, até o dia 30 setembro. A participação é gratuita e inclui um curso de formação para docentes, além, claro, de premiações para os alunos vencedores.

Como funciona
Na primeira fase, os alunos resolvem desafios em formato de games sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, em outubro, realizam uma prova objetiva pelo site ou aplicativo oficial da olimpíada. Os vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para os primeiros colocados de cada estado. Os medalhistas também garantem classificação automática para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem necessidade de disputar a etapa inicial.

A cerimônia nacional de premiação está marcada para o dia 6 de novembro, em Brasília (DF), reunindo os destaques de cada estado.

Etapas da competição
  • Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
  • Formação de professores: agosto e setembro
  • Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
  • Resultado: outubro
  • Evento de premiação: 6 de novembro

Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, aprendendo, de forma descontraída, sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, realizam uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da ONEE.
O ONEE oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui quatro módulos que abordam os seguintes assuntos: “Consumo Eficiente da Energia Elétrica”, “Eficiência Energética dos aparelhos”, “Eficiência Energética e o desenvolvimento sustentável” e “Cuidados no uso da Energia Elétrica”.
Mais informações: https://www.onee.org.br/
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA GRANHA FIUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »