MENU

2,5 bilhões de jornadas, 15 anos de confiança: a trajetória de sucesso da Linha 4-Amarela

ViaQuatro celebra excelência na operação com números que impressionam e mostram a importância do transporte sobre trilhos para a mobilidade de milhões de pessoas em São Paulo

MARIANA - IMPRENSA VIAQUATRO E VIAMOBILIDADE
14/10/2025 16h42 - Atualizado há 12 horas
2,5 bilhões de jornadas, 15 anos de confiança: a trajetória de sucesso da Linha 4-Amarela
ViaQuatro
São Paulo, outubro de 2025 – A Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro desde maio de 2010, atingiu um marco expressivo ao ultrapassar 2,5 bilhões de passageiros transportados em 15 anos de operação, celebrados neste mês. De lá para cá, foram 2.517.969.569 viagens realizadas por clientes, consolidando a linha como um dos principais eixos de mobilidade da capital paulista.
Esse número equivale a cerca de 530 viagens por cada brasileiro, considerando a população atual do país, com aproximadamente 203 milhões de habitantes. Também é como se toda a cidade de São Paulo tivesse utilizado o metrô 20 vezes, demonstrando o impacto da Linha 4-Amarela no cotidiano da maior metrópole do Brasil.

Nesses 15 anos de concessão, os trens da Linha 4-Amarela realizaram 3.280.344 viagens, percorrendo mais de 36,5 milhões de quilômetros – distância suficiente para atravessar o Brasil de ponta a ponta mais de 8.300 vezes ou chegar a Tóquio mais de quatro mil vezes saindo de São Paulo. Cada quilômetro rodado representa um trecho importante da jornada de milhares de pessoas que confiam na ViaQuatro todos os dias.

No período, foram realizados 74 mil atendimentos de primeiros socorros e mais de 263 mil atendimentos a pessoas com deficiência (PCDs), reforçando o compromisso da concessionária com a acessibilidade, saúde e bem-estar dos clientes.

A excelência do serviço prestado é reconhecida pelo público. Em 2024, a Linha 4-Amarela alcançou um marco histórico de 94% de satisfação, consolidando seu compromisso com a qualidade e a experiência do cliente. Na pesquisa mais recente, aplicada em abril deste ano, a concessionária obteve 92,2% de aprovação, reflexo da dedicação contínua às melhorias e à excelência no atendimento aos clientes.

O Centro de Controle Operacional (CCO) da Linha 4-Amarela, cérebro da operação, também é parte essencial dessa trajetória. Com funcionamento contínuo desde 1º de maio de 2010, já são 15 anos e 2 meses de atuação ininterrupta, dedicados à operação segura e eficiente da linha.
“Cada passageiro, cada viagem e cada quilômetro percorrido compõem a história de sucesso da Linha 4-Amarela. Esses números refletem o esforço coletivo diário de centenas de profissionais comprometidos em oferecer um transporte de qualidade, seguro e acessível à população”, afirma a Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro.

A concessionária segue investindo em tecnologia, inovação e excelência operacional para continuar conectando pessoas, histórias e destinos com eficiência e sustentabilidade.

ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Informações à imprensa
Mariana Buccieri – 11 93244-5771

[email protected]
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DE CASSIA BUCCIERI MARQUES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.