MENU

Empresas brasileiras estão avançando na implementação da IA para Recursos Humanos, revela estudo do Distrito

Segunda edição do relatório "AI For HR", pioneiro no país sobre o uso de inteligência artificial na gestão de pessoas, aponta que 75% das companhias já utilizam a tecnologia há, pelo menos, seis meses. Entre aquelas que ainda não aderiram à ferramenta, 54% planejam adotá-la nos próximos anos

GABRIELA GUASTELLA
13/10/2025 14h23 - Atualizado há 11 horas
Empresas brasileiras estão avançando na implementação da IA para Recursos Humanos, revela estudo do Distrito
Divulgação / Unplash

São Paulo, setembro de 2025 – O Distrito, empresa especializada em inteligência artificial (IA) e transformação estratégica de grandes companhias, divulga a segunda edição do “AI For HR”, estudo voltado para líderes e especialistas em Recursos Humanos que analisa como a área de gestão de pessoas tem aderido ao uso da IA no Brasil. 

O novo levantamento entrevistou profissionais de diferentes portes de organizações, níveis hierárquicos e segmentos a fim de descobrir como o mercado compreende as práticas, percepções e expectativas sobre o tema, a fim de gerar resultados estratégicos. Dos respondentes, 74% são entre supervisores e gerentes e 30%, diretores ou posição superior. 

Os dados mostram que, embora a IA já esteja presente em diversas áreas das empresas, sua aplicação no RH anda a passos lentos, sem métricas definidas e pouco ou nada alinhadas à governança. Um total de 46% das companhias ouvidas não possui um plano formal de implementação, percentual que diminui entre corporações de maior porte com faturamento anual acima de R$ 100 milhões. Entre elas, 67% já começaram a estabelecer diretrizes para o emprego da tecnologia. 

Em Recursos Humanos, especificamente, 33% das companhias de maior porte têm um plano definido, contra apenas 10% entre as de menor receita. Ainda assim, a tendência é de aceleração: Segundo a pesquisa, 25% das organizações disseram nunca ter adotado a IA na área, enquanto as outras 75% já aplicam a tecnologia há, pelo menos, seis meses, enquanto 23% a utilizam há, no mínimo, um ano. Entre aquelas que ainda não implementaram soluções de IA, mais da metade (54%) tem planos para adotá-la nos próximos anos.

 

Autonomia do RH

Outro aspecto relevante é a autonomia do próprio RH nas decisões sobre investimento em tecnologia. Nas empresas de maior porte, 55% relataram que o setor é quem determina essa questão - índice que despenca para 25% naquelas de tamanho menor. Esse fator explica por que grandes corporações avançam mais rapidamente na criação de estratégias formais para IA, uma vez que, tendo poder sobre os recursos, os líderes podem priorizar projetos digitais que atendam às suas demandas específicas.

"O que observamos é um progresso importante no interesse pela IA em Recursos Humanos, porém ainda sem a estrutura necessária para que a tecnologia alcance todo o seu potencial. Faltam métricas claras, programas de capacitação contínuos e frameworks de governança capazes de garantir ética, segurança e impacto de longo prazo", avalia Gustavo Araújo, cofundador e CIO do Distrito.

 

Processos mais automatizados

De acordo com a conclusão do estudo, os processos mais automatizados são recrutamento e seleção (27%), treinamento e desenvolvimento (19%) e gestão de desempenho (18%). No entanto, 61% das organizações não acompanham os impactos positivos proporcionados pela IA, nem questões de ética e compliance, o que compromete especialmente a mitigação de riscos relacionados ao uso inadequado de dados e informações privadas.

“Fica claro que a adoção de IA em RH demonstra avanços, mas de modo desigual, marcada por usos pontuais e falta de integração. Apesar da distância entre a intenção do uso e a prática, entende-se que há um grande potencial para evolução, em que maturidade tecnológica, investimento direcionado e políticas de governança podem transformar iniciativas experimentais em competências estratégicas de alto impacto”, acrescenta Araújo.

Ao consolidar informações, identificar lacunas e apontar caminhos, o “AI For HR” reforça o papel do Distrito como parceiro estratégico para líderes que buscam compreender e aplicar a IA de forma responsável e alinhada aos objetivos organizacionais.

 

Sobre o Distrito

O Distrito é uma empresa de estratégia de transformação e tecnologia que combina inteligência artificial (IA) e expertise humana para desenvolver soluções de desafios corporativos complexos. Desenvolvemos e implementamos soluções baseadas em tecnologias emergentes com foco em inteligência artificial. Nossa metodologia combina abordagem estratégica com inteligência de mercado e aplicação de engenharia de IA a fim de superar desafios de negócios e capacitar nossos clientes a liderar o mercado.

 

Contato de Imprensa

Juliana Fernandes
(11) 97077-6233  [email protected]
Fabiano Oliveira
(11) 99287-5957 [email protected]

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA GUASTELLA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.