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Análise de dados em tempo real: 3 formas de impacto no marketing das empresas

Especialista da Dedalus compartilha como a tomada de decisões estratégicas baseada em dados permite ajustes rápidos e personalizados

VANESSA CEZAR CAMPOS DE OLIVEIRA
10/10/2025 16h42 - Atualizado há 7 horas
Em um cenário cada vez mais digital e dinâmico, unir dados e tecnologia à criatividade exigida no marketing é um desafio que pode refletir em muitas oportunidades nos negócios. Um estudo realizado em 2024 pela TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, indicou que 70% das empresas brasileiras estão cientes da importância da análise de dados como ferramenta de aprimoramento de estratégias de marketing.

"Com a análise de dados, as empresas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas, baseadas em insights atualizados sobre o mercado e o comportamento do consumidor”, destaca Patrícia Mazzonetto, diretora de Recursos Humanos e de Marketing da Dedalus, líder em Cloud e Data & AI.

Quando se trata do mercado B2B (Business to Business, ou seja, que vende diretamente para outra empresa e não para o consumidor final), a dinâmica do marketing orientado por dados é ainda mais relevante, uma vez que as decisões de compra são mais complexas, envolvem múltiplos decisores e exigem argumentos técnicos e estratégicos muito bem fundamentados.
Segundo Patrícia, a análise de dados pode impactar o marketing de três formas:

1.
Otimização contínua de campanhas e personalização imediata
A capacidade de monitorar o desempenho de campanhas de marketing no exato momento em que estão acontecendo permite que as empresas identifiquem rapidamente o que está funcionando e o que não está. Isso significa que podem ajustar em tempo real elementos como segmentação e mensagem.
2. Melhora da experiência do cliente e resposta rápida
Ao analisar dados em tempo real, as empresas podem entender instantaneamente o que os clientes estão fazendo, sentindo ou precisando. Essa agilidade na interação melhora significativamente a experiência do cliente e a jornada de compra tornando-a mais fluida, relevante e satisfatória, o que pode levar a maior lealdade e valor de vida do usuário.
3.Tomada de decisões baseada em insights e previsão de tendências
A disponibilidade de dados atualizados e contínuos fornece aos profissionais de marketing uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas. Em vez de depender de relatórios defasados, eles podem identificar tendências emergentes, padrões de comportamento e o impacto de eventos externos quase que instantaneamente. Isso não só otimiza o uso de recursos e o ROI das campanhas, mas também permite que as empresas se antecipem a mudanças no mercado, desenvolvam novos produtos ou serviços e ajustem suas estratégias de marketing de forma mais proativa e eficaz.

Governança de dados é fundamental

Com o avanço da transformação digital, as empresas enfrentam um volume crescente de dados. Por isso, é importante buscar integrar a governança em suas operações. Na prática, é preciso que haja a implementação de processos de gestão, garantindo a qualidade, segurança e compliance necessários para impulsionar a jornada de inovação e a utilização de tecnologias avançadas, como a IA generativa.
"A governança de dados é essencial para qualificar e certificar os dados disponíveis. Cada informação é essencial para extrair insights de negócios, não apenas no marketing, mas em diversas áreas da companhia", afirma Patrícia.

O marketing na Dedalus

Na Dedalus, por exemplo, cada campanha é cuidadosamente planejada para atender às necessidades específicas das empresas e com foco em diferentes estágios da jornada de compra.
“Os conteúdos, canais e abordagens são escolhidos com base em critérios como: o segmento de mercado, o cargo do decisor e os desafios técnicos enfrentados por cada organização” detalha a diretora de Marketing.
Além disso, o time de marketing atua de forma integrada com a área de vendas para garantir que as campanhas estejam alinhadas com as dores do mercado e as soluções que a companhia oferece.
Patrícia reforça que a análise de dados em tempo real permite a criação de conexões efetivas e relacionamentos duradouros com clientes e prospects. “Não queremos apenas gerar leads. Os dados nos ajudam a ir muito além e a construir uma estratégia personalizada para cada necessidade.”

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Vanessa Cezar Campos de Oliveira
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