Maizena entra nas conversas das redes sociais e reforça versatilidade culinária do produto com campanha no TikTok
Marca traz personagem que reage a conteúdos dos consumidores e reforça sua conexão com diferentes públicos
MURILO SANTIAGO
09/10/2025 10h17 - Atualizado há 17 horas
Créditos: fotógrafo Marcelo Batista
São Paulo, setembro de 2025 – Atenta às conversas nas redes sociais, Maizena, marca da Unilever Alimentos, lança campanha no TikTok que destaca a criatividade dos consumidores ao usar o amido de milho e reforça a versatilidade culinária de seu produto no dia a dia. Inspirada nesses usos inusitados, a marca apresenta um representante fictício para reagir de forma divertida aos conteúdos mais surpreendentes publicados pelos seguidores. Com mais de 150 anos de presença no cotidiano dos brasileiros, e feita para garantir a textura ideal de receitas culinárias, Maizena se tornou também um símbolo cultural, frequentemente mencionada nas redes sociais em conteúdos que reforçam a sua versatilidade, sobretudo em usos culinários. A partir de um trabalho de social listening*¹ (escuta de conversas em redes sociais), foram identificadas 4.720 menções à marca nos últimos doze meses, incluindo comentários, e citações, com destaque para o Instagram, que concentrou mais de 80% das conversas. Já entre os conteúdos em vídeo, o levantamento mostrou que, no TikTok, foram publicados 5.938 conteúdos no último ano explorando a versatilidade de Maizena em diferentes contextos. A partir disso, Maizena busca reforçar os usos culinários já conhecidos e, com criatividade e bom humor, ampliar a conversa com consumidores que ainda são pouco familiarizados com a versatilidade culinária do produto, fortalecendo ainda mais sua conexão com diferentes gerações. “Esta ação faz parte de um movimento estratégico da marca para reforçar a versatilidade culinária de Maizena no dia a dia dos consumidores. Ao incentivar o público a experimentar novas combinações na cozinha com a icônica caixinha amarela, encontramos uma forma relevante de participar das conversas já existentes nas redes sociais, reforçando a presença de Maizena em territórios onde a marca tem espaço para se conectar de um jeito natural e bem-humorado”, afirma Marina Ballini, líder de Marketing de Culinários da Unilever Alimentos no Brasil. Para entrar nesse universo de forma criativa e bem-humorada, a marca apresenta o representante de Maizena, personagem que será responsável pelas interações com os consumidores em vídeos reacts de conteúdos selecionados das redes sociais. Além disso, a campanha também contará com um squad de influenciadores e conteúdos de marca que reforçarão a versatilidade de Maizena na cozinha. Afinal, é nesse espaço que a marca mostra que receitas de sucesso com textura mais crocante, fofinha ou cremosa, não têm segredo, têm Maizena. Mais do que reforçar sua presença digital, a campanha mostra como Maizena atravessa gerações, presente tanto nas receitas tradicionais quanto nos hacks de cozinha que facilitam o dia a dia. Hoje, a marca fortalece sua jornada de rejuvenescimento, aproximando-se de novos públicos e mantendo a marca presente nas conversas mais relevantes da atualidade. Assim, reafirma sua relevância cultural e segue próxima do público em cada nova história criada com a icônica caixinha amarela. A ideia de trazer um personagem representante da marca para dentro da campanha partiu do time criativo da 11:11 The Challenger Company. “Buscamos o inusitado mesmo, alguém para fazer o papel do balizador e entrar na brincadeira de Maizena ser a solução para qualquer receita, estimulando os consumidores das redes sociais a experimentarem a versatilidade do produto na cozinha”, explica Wilson Mateos, um dos sócios e CCO da agência. A implementação da campanha também conta com a parceria das agências Edelman Brasil (PR), BR Media (influência) e Initiative (mídia). Confira o primeiro vídeo da campanha aqui. Para acompanhar os conteúdos e demais ações de Maizena, fique atento nos canais oficiais da marca no TikTok (@maizenabrasil), Instagram (@maizenabrasil) e Facebook (@maizenabrasil) ou no site www.maizena.com.br. *Fonte:*¹ Dados de Social Listening - Buzmonittor, 2024/2025 e Winning 2024/2025.
Fichas técnicas Cliente: Maizena Unilever Título: Reacts Advogado H2 2025 Produto: Maizena Aprovação cliente: Carolina Riotto, Marina Ballini Luiz, Natalia Ribeiro dos Santos Arakaki, Geovanna Pignatari, Evelyn Gardino, Letícia Almeida e Marcela Aguiar. Agência de PR – Edelman Brasil Diretora de contas: Flávia Janotti Novaes Gerente de contas: Camila Lee Teixeira Atendimentos: Ana Luíza Mousinho e Aline Godoy Agência de publicidade – 11:11 São Paulo. The Challenger Company. CCOs: Marcelo Siqueira, Wilson Mateos COO: Guilherme Grigol ECD: Rico Lins Criação: Eduardo Dami e Cris Prado Estratégia de Comunicação: Eduardo Dami e Julia Melo Atendimento: Raiza Scatena, Carolina Meneghine e Lorrane Lagila Social: Aline Dillenburg Produção integrada: Manoella Guimarães e Leonardo Paez Produtora: GGG Media Prod. Executivo: Guido Galera Diretor de Cena: André Vasco 1º Assistente de Direção: Victor de Mello 2º Assistente de Direção: Lais Leite Dir. Arte/Objetos: Boca Filmmaker: Marcelo Batista Mesa de Corte | OBS: Thiago Beirigo Camareira: Marta Assist. de Set: Guilherme Dubai Influenciador (advogado): Giovanni Machado Editora: Camila Oliveira Agência de influenciadores – BR Media CEO - Celso Ribeiro VP de Negócios - Thiago Bispo VP Comercial - Raphael Vignola Diretora Comercial - Thais Semer Gerente Comercial - Victoria Bruck Analista Comercial - Lucia Penido VP de Operações - Renan della Matta Diretora de Operações - Rafaela Sgariboldi Diretora de Atendimento - Bianca Garcia Gerente de Atendimento - Jéssica Machado Especialista de Atendimento - Vinicius Begnami Estagiária de Atendimento - Gabriele Trevisan Diretor de Planejamento - Alan Alves Gerente de Planejamento - Maria Isabella Estrategista - Rebeca Porto Analista de Planejamento - Nathalia Helena Gerente de Conteúdo - Rafael Venturelli Analista de Conteúdo - Nicole Holanda Diretora de BI - Andrea Cabral Analistas de BI - Renan Motta, Handemberg Leal e Isadora Bertapeli Gerente de Curadoria - Marilia Altafim Coordenador de Curadoria - Gustavo Uehara Analista de Curadoria - João Pedro Diretora de Atendimento - Luma Bezerra Gerente de Atendimento - Victoria Marques Agência de mídia – Initiative Diretor de Mídia: Rodolfo Peixinho Diretora de Midia: Tais Salvi Gerente de Mídia: Paula Dias Supervisor de Midia: Tuhany Marques Coordenadora de Mídia: Shayenni Matos Sobre Maizena Há mais de 150 anos no Brasil, Maizena® é sinônimo de categoria, tradição e versatilidade na cozinha brasileira. O amido de milho da Unilever Alimentos realça texturas das receitas doces e salgadas, garantindo mais crocância, cremosidade ou fofura, além de não conter glúten e não alterar o sabor. De geração em geração, a clássica caixinha amarela é a aliada de quem ama cozinhar, seja no preparo de mingaus ou molhos cremosos, batatas fritas ou empanamentos crocantes e bolos fofinhos, entre muitas outras delícias. Mais do que um ingrediente, Maizena® é responsável por transformar a textura de um prato em uma receita ainda mais especial. Porque receitas de sucesso não têm segredo, têm Maizena®. Site: https://www.maizena.com.br/home TikTok: @maizenabrasil Instagram: @maizenabrasil Youtube: @maizenabrasil Facebook: @maizenabrasil Assessoria de Imprensa Maizena | Edelman [email protected] | Ana Luíza Mousinho, Aline Godoy e Camila Teixeira Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Murilo Santiago dos Anjos Luiz
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