O espetáculo RIO – travessia estreou em Uberlândia em novembro de 2024 e, um ano depois, inicia nova circulação pelo interior de Minas Gerais. As primeiras apresentações acontecem na próxima semana, nos quatro distritos de Uberlândia: na terça-feira (14), em Tapuirama; na quarta (15), em Miraporanga; na quinta (16), em Martinésia; e na sexta (17), em Cruzeiro dos Peixotos. Todas as sessões são gratuitas, começam às 19h30 e contam com acessibilidade em Libras. A classificação indicativa é livre.
Nos últimos anos, as notícias sobre rios poluídos têm se tornado cada vez mais frequentes. Lixo, esgoto doméstico e resíduos industriais estão entre os principais fatores que ameaçam esses ecossistemas. Foi a partir desse mote que Jhonatan Rios iniciou o processo de criação de RIO – travessia. O espetáculo é resultado de uma pesquisa de nove meses que buscou integrar poesia, movimento e música para compor sensações e sonoridades de um rio. “Os rios, neste espetáculo, são uma metáfora da existência humana e também um convite ao encontro com o público”, destaca o artista.
Além da atuação de Jhonatan, a percussionista Amanda Lourenço também está em cena e cria ao vivo a trilha sonora do espetáculo. A proposta é que a música conduza a narrativa, ampliando sua compreensão. São utilizados instrumentos percussivos naturais, que remetem à natureza, combinados a sonoridades eletrônicas, representando a presença humana e a ação das máquinas.
SINOPSE
“RIO” é um espetáculo unipersonal que convoca as memórias ancestrais da relação do homem com a natureza por meio do corpo em movimento do artista Jhonatan Rios. A conexão ancestral e ritualística instaurada no espetáculo funda-se nas vivências do artista com as águas, os rios e suas derivações, instaurando um corpo-voz em fluxo, vivo com os contornos movediços das águas que se transformam com força das correntezas.
AGENDA DE APRESENTAÇÕES
Tapuirama
Data e horário: 14 de outubro (terça-feira), às 19h30
Local: Conselho Rural de Tapuirama – Av. Governador Valadares, 175
Miraporanga
Data e horário: 15 de outubro (quarta-feira), às 19h30
Local: Quadra da Escola Municipal Domingas Camim – Rua da Abadia, s/n
Martinésia
Data e horário: 16 de outubro (quinta-feira), às 19h30
Local: Ginásio Poliesportivo de Martinésia – Av. Luzia Alves Borges, s/n
Cruzeiro dos Peixotos
Data e horário: 17 de outubro (sexta-feira), às 19h30
Local: Salão Comunitário – Praça Tancredo Neves
SOBRE O ARTISTA
Jhonatan Rios estuda as possibilidades do corpo em cena desde os 11 anos. É graduado em Teatro e mestrando em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é diretor do Centro Cultural Casa It e da Companhia It, além de ministrar aulas de dança contemporânea e balé clássico na Prefeitura de Uberlândia. Atuou como ator, performer, bailarino e diretor em diversos trabalhos, entre eles A Saga no Sertão da Farinha Podre, O que repousa sobre os móveis, Objetos Sólidos e O Baile.
REALIZAÇÃO
A circulação conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia, e com apoio local da Casa It, Cia Máxima de Teatro, Grupontapé de Teatro, Escola Livre do Grupontapé, Fundação Casa da Cultura de Patrocínio e Prefeitura de Patrocínio. Conta ainda com o apoio da AMA, do Governo de Minas e da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais. É uma realização da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
SERVIÇO
Espetáculo: RIO – travessia
Circulação pelos distritos de Uberlândia
Quando: 14 a 17 de outubro, às 19h30
Locais: Tapuirama, Miraporanga, Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos
Entrada gratuita – não é necessário reservar ingressos
Classificação indicativa: livre
Mais informações: instagram.com/jhonatanmachadorios
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Carlos Gabriel Ferreira da Silva
[email protected]