Link para mais fotos em alta resolução | Crédito: Cristiano Pepi
Idealizado por Fefê Marques, Fabiano Nunes e Felipe de Paula, a Ocupa Garça apresenta DEVORA (10, 11 e 12 de outubro, 20h), no Complexo Cultural Funarte SP. O hibridismo entre teatro e dança norteiam a linguagem do Núcleo, que traz à cena discussões urgentes sobre gênero e identidade.
Idealizada por Fefê Marques e sob direção de Vanise Carneiro, DEVORA parte dos transtornos alimentares para trazer o corpo feminino ao centro da discussão. Entendendo a urgência em desconstruir e repensar o sujeito feminino e sua relação com a corporeidade, apresenta uma autobiografia ficcional sobre as consequências da abordagem mecanicista no imaginário das mulheres contemporâneas. O espetáculo conta com o apoio da Associação Brasileira de Transtornos Alimentares - ASTRALBR e, após cada sessão, haverá uma conversa com o público e uma pessoa convidada de áreas distintas, como psicologia e nutrição, a respeito de assuntos que norteiam a obra.
DEVORA levou quatro anos para ficar pronto, entre processo de escrita, criação e amadurecimento da trama, que foi organizada também no Núcleo de Dramaturgia Feminista, comandado por Maria Giulia Pinheiro. O solo discute gênero e corpo a partir de um recorte autobiográfico sobre a bulimia para refletir sobre como padrões de beleza, disciplina e produtividade moldam e aprisionam corpos femininos ao longo da história, fazendo com que mulheres sintam que precisam se diminuir, se acovardar diante da sociedade.
A artista também conta que o solo procura traçar um eixo histórico para discutir as expectativas sobre o corpo feminino, trazendo como referência as ideias de corpo-máquina acentuadas na Primeira Revolução Industrial, fato histórico que enfatizou a necessidade do ser humano aprimorar sua produtividade e buscar excelência no ofício, sem uma reflexão crítica sobre as implicações desses novos parâmetros.
FICHA TÉCNICA
Atuação e Dramaturgia - Fefê Marques
Direção - Vanise Carneiro
Dramaturgismo - Carol Pitzer
Cenário e Figurino - Carol Roz e Bia Pieratti
Iluminação - Thatiana Moraes
Trilha Sonora - Felipe de Paula
Criação de Vídeo Mapping - Carol Costa
Operação de Vídeo Mapping - Morim Lobato
Coreografia do Funk - Leandro Vieira
Adereços - Fernanda Frate e Bruno Mazzarro
Fotos - Cristiano Pepi
Design gráfico - Karen Cardoso - KGC ART
Design Gráfico Ocupa Garça - Gabriel Rischbieter
Assessoria de Imprensa - Angelina Colicchio e Diogo Locci - Pevi 56
Influência - Agência Mosaico
Apoio - ASTRALBR
Produção Ocupa Garça - Fabiano Nunes e Fefê Marques
Realização - Garça Cultural e Teatro Líquido
SERVIÇO
DEVORA
Datas: 10, 11 e 12 de outubro, sexta, sábado e domingo, às 20 horas
Ingressos: Inteira R$ 50,00 | Meia entrada R$ 25,00 | Sympla
Local: Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, nº 1058, Campos Elíseos.
Duração: 55 minutos
Classificação: 16 anos
Assessoria de Imprensa Pevi 56
Angelina Colicchio – (11) 99299-2877
Diogo Locci – (11) 99906-0642
[email protected] | [email protected]
Instagram
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELINA COLICCHIO BOSISIO
[email protected]