E essa transformação se intensifica justamente em outubro, com o Dia das Crianças batendo à porta. Um sentimento que tem movido bem mais que uma fatia bilionária da economia, um novo jeito de viver o cuidado. As lojas especializadas, neste ano, estão preparadas para também celebrarem a ocasião especial para o varejo. Em Blumenau, a Foster Pet Place, por exemplo, espera um crescimento robusto nas vendas. "Os clientes chegam procurando presentes especiais, exatamente como fariam para uma criança", conta Bianca Souza, sócia do estabelecimento. "A procura por brinquedos interativos, roupinhas, acessórios diferenciados e petiscos dispara nesse período", acrescenta.
Esse comportamento dos tutores e empreendedores do segmento não é à toa. Em 2024, o mercado pet brasileiro faturou R$ 75,4 bilhões, crescendo quase 10% em relação ao ano anterior. Para este ano, alimentações premium, brinquedos interativos, roupas, perfumes, terapias, banho e tosa e outros devem movimentar perto de R$ 80 bilhões, uma ampliação ligeiramente menor que o ritmo de anos anteriores, segundo dados do Instituto Pet Brasil. Mas não se trata apenas de números. Cada produto é um pequeno reflexo de um carinho que não é só material: é emocional e que reorganizou o afeto contemporâneo. De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), 61% das pessoas consideram seus pets como membros da família. Outras pesquisas atestam que 63% dos brasileiros já não se veem como “donos”, mas como pais e mães de animais de estimação. Mais impressionante ainda: uma parcela de quase 80% afirmam, sem rodeios, que seus cães ou gatos são seus filhos.
Quando presentes viram prioridade
Essa mudança comportamental gerou impacto econômico impressionante. A mesma pesquisa do CRMV paulista aponta que os pais de pet desembolsam em média R$ 189 mensais com cada um dos companheiros. Em Blumenau, onde há quase 180 mil animais registrados e mais da metade dos moradores tem ao menos um em casa, os números locais são ainda mais impressionantes: as famílias gastam em média R$ 224,58 por mês com seus cães e gatos – valor que supera os R$ 183,69 destinados a medicamentos, segundo dados do Sebrae. Durante o 12 de outubro, a expectativa é que esse investimento cresça ainda mais.
Na Foster Pet Place, a preparação para esta data começa semanas antes. Brinquedos que estimulam a inteligência canina e felina, acessórios confortáveis, roupas para diferentes ocasiões e produtos de higiene premium compõem o mix para atender diferentes perfis de animais. "Vemos tutores que chegam dispostos a investir bastante para fazer o dia do animal especial", observa Bianca. "Querem brinquedos de qualidade, produtos seguros, itens que realmente façam diferença no bem-estar do pet."
A loja oferece também serviços de banho e tosa com tratamentos diferenciados para a ocasião – afinal, muitos responsáveis querem que seus filhos de quatro patas estejam "arrumados" para fotos e celebrações familiares. "É comum recebermos pedidos para deixar o bichinho cheiroso e bonito para o Dia das Crianças. Fazem sessões de fotos, postam nas redes sociais, celebram como celebrariam com qualquer outro membro da família."
Muito além de uma data comercial
É notável que existem tantas – ou mais - opções para os pets que para crianças. Esse cenário não se sustenta apenas em estratégias de marketing. Reflete uma transformação estrutural na sociedade. Ou seja: casamentos tardios, planejamento familiar criterioso, mudanças nas dinâmicas de trabalho e moradia contribuem para que os animais de estimação ocupem posições centrais nas configurações familiares contemporâneas. Datas como o 12 de outubro deixaram de ser exclusivas de humanos para se tornarem momentos de celebração de todos os membros da família, independentemente se possuem pernas ou patas.
"O que vemos não é tendência passageira", considera a proprietária da Foster. "É uma mudança permanente na forma como as pessoas se relacionam com seus companheiros. E esta data especial é uma das muitas ocasiões em que esse amor se manifesta de forma mais evidente", acrescenta Bianca.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TARCISO ANTUNES SOUZA
[email protected]