MENU

LIDE Futuro Ribeirão Preto debate uso estratégico da inteligência artificial nos negócios

Encontro reuniu jovens empresários e lideranças para discutir aplicações práticas da IA em gestão, vendas e liderança, com participação do educador e empresário Paulo Lépore

MARíLIA CAMPOS
09/10/2025 14h03 - Atualizado há 5 horas
LIDE Futuro Ribeirão Preto debate uso estratégico da inteligência artificial nos negócios
Felipe Denuzzo
A inteligência artificial foi o centro das discussões no mentoring promovido pelo LIDE Futuro Ribeirão Preto, realizado na última terça-feira, 8 de outubro. O encontro reuniu jovens empresários e lideranças para debater o tema “Mecanismo de escala para negócios com inteligência artificial”, com o educador e empresário Paulo Lépore como convidado especial. Pós-doutor e sócio da Brabo Concursos, Curseduca e Grupo Leduc, o especialista também é autor e editor best-seller, com mais de 285 livros publicados.
 

Com uma abordagem prática, Lépore apresentou exemplos reais de como a inteligência artificial já está revolucionando a gestão empresarial, da análise de dados à liderança de equipes. Segundo ele, a IA deixou de ser uma tendência de futuro para se tornar uma ferramenta indispensável para decisões mais assertivas e resultados escaláveis.
 

“Estamos vivendo uma revolução sem precedentes do ponto de vista da estratégia. Um dos usos mais objetivos da IA é em recursos humanos e liderança. É possível alimentar um agente com critérios de cultura e habilidades desejadas e receber relatórios completos de triagem de candidatos. Isso elimina as desculpas para não agir estrategicamente”, destacou o especialista.
 

Durante o encontro, Paulo Lépore também mostrou como agentes inteligentes podem otimizar rotinas corporativas, gerar conteúdo em escala e aprimorar processos de atendimento. “Antes seria necessário contratar uma consultoria para isso. Hoje, com a IA, é possível alcançar o mesmo nível de análise de forma mais acessível e imediata”, afirmou.
 

Ele ainda abordou a resistência que muitas pessoas têm em adotar a tecnologia. “Ainda há quem sinta vergonha de dizer que usou inteligência artificial, mas isso é um erro. O não uso está muito mais ligado à nossa mentalidade do que à dificuldade de aprender a utilizá-la”, completou.
 

Para Gustavo Domeneghetti, head do LIDE Futuro Ribeirão Preto, o tema reflete o propósito do grupo de conectar conhecimento e prática. “Trazer um especialista com sólida experiência em educação digital foi essencial para ampliar a visão dos nossos empresários. A inteligência artificial nunca esteve tão em alta e já é uma aliada das grandes empresas. Saber aplicá-la com propósito é o que define o sucesso nos negócios”, ressaltou.
 

Sobre o LIDE Futuro Ribeirão Preto
O LIDE Futuro Ribeirão Preto é uma organização voltada para jovens empreendedores, intraempreendedores e sucessores de grandes empresas. A missão da organização é partilhar experiências, oferecendo suporte para cargos de liderança empresarial, além de fomentar práticas de sucesso no ambiente empresarial, potencializar os talentos dos empreendedores e apoiar programas educacionais e de responsabilidade socioambiental.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARÍLIA CAMPOS HONÓRIO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.