A 5ª edição da Autêntica Mostra Cinemas do Brasil está com inscrições abertas para cineastas que queiram exibir obras dedicadas aos cinemas de rua do país. Com o tema Reminiscências do Passado Histórico, o evento busca produções que abordem as memórias, personagens e experiências ligadas a esses espaços culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o fim de 2025, pelo site oficial: https://memorabiliafilmes.wixsite.com/cinemasdobrasil
Idealizada pelo cineasta e pesquisador Eudaldo Monção Jr., a mostra chega à sua quinta edição destacando a importância histórica e afetiva das salas de exibição tradicionais nas cidades brasileiras. Desde sua criação, o projeto já exibiu mais de 90 filmes em formatos presenciais, virtuais e por meio de parcerias com emissoras públicas.
A curadoria da edição atual valoriza filmes que revisitam a trajetória dos cinemas de rua e a experiência coletiva do público na sala escura, além de discutir transformações tecnológicas e desafios contemporâneos da exibição cinematográfica. Estão no escopo da mostra temas como a preservação audiovisual, o impacto das videolocadoras e plataformas de streaming, além de formatos alternativos como o Drive-In.
A mostra homenageia o Cinema Rio Branco, localizado em Nazaré, no Recôncavo baiano. Em funcionamento desde 1927, é um dos cinemas mais antigos do Brasil ainda em atividade. A escolha reforça o objetivo do evento de valorizar a memória desses equipamentos culturais, muitos dos quais enfrentam abandono ou desativação, agravados pela ausência de políticas públicas e pelos efeitos da pandemia.
As exibições da 5ª Mostra acontecerão gratuitamente na Cidade do México, Xalapa (México), São Salvador (El Salvador), Manágua (Nicarágua), Nazaré/BA (Brasil), além de diversas cidades do Brasil e do exterior, ocupando espaços como cineclubes, escolas, bibliotecas, pontos de cultura e salas de cinema. Parte da programação será veiculada também em TVs públicas e no site da mostra. Filmes selecionados poderão integrar sessões especiais de festivais parceiros. A mostra tem caráter não competitivo e não oferece premiações.
A Mostra é uma realização de Eudaldo Monção Jr., por meio da Memorabilia Filmes, e conta com o apoio cultural das Embaixadas do Brasil na Cidade do México, em São Salvador e em Manágua, por meio de suas unidades do IGR – Instituto Guimarães Rosa, da Red Xalapeña de Cineclubes, da UNAN Manágua – Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (TVE Bahia e Educadora FM), da TV Educa Bahia e do Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza, através da Secretaria de Educação. O evento conta ainda com a parceria institucional do CTAv – Centro Técnico Audiovisual, referência nacional na preservação, salvaguarda e difusão de materiais cinematográficos e audiovisuais, e com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura, através do Edital de Mobilidade Artística e Intercâmbio.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EUDALDO MONÇÃO ROCHA JÚNIOR
[email protected]