MENU

Rio Mountain Festival completa 20 anos com exibição de 30 filmes e atividades para crianças no CCBB

Mostra acontece entre os dias 15 e 19 de outubro e traz filmes premiados, como o argentino Billy, protagonizado por um esquiador e avô de 70 anos; O engraxate que escalou o Everest, sobre o montanhista brasileiro que alcançou o pico mais alto de cada um dos sete continentes; e Solo Sagrado, com belas paisagens do Parque Estadual dos Três Picos

Dayana Lima
08/10/2025 14h16 - Atualizado há 5 horas
Rio Mountain Festival completa 20 anos com exibição de 30 filmes e atividades para crianças no CCBB
Divulgação

A 20ª edição do Rio Mountain Festival exibirá, entre os dias 15 e 19 de outubro, 30 filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) – entre eles, 6 brasileiros. Para comemorar a semana da criança, o festival contará também com atividades gratuitas, de quarta a domingo, das 10 às 18h, como muro de escalada, slackline (com o renomado slackliner Gideão de Melo) e oficina de pintura de objetos com ênfase na natureza comandado por Adriane Ferreira (DrilifyArt). Além disso, o festival instalará um simulador de asa-delta no Centro Cultural Correios. 

PROGRAMAÇÃO

 

Destaques internacionais:

  • O premiado argentino “BILLY”, de Pablo Damián Schiel, conta a história de um avô de 70 anos que parte para uma viagem de esqui, carregando medos, anseios e conflitos internos dessa, que pode ser a sua última aventura. 
    18/10 (sábado), às 19h

 

  • “Mulheres e o vento / Woman and the wind”, da diretora Alizé Jireh, uma das três velejadoras que partem para uma jornada pelo Atlântico Norte, seguindo o movimento da poluição plástica. A veterana velejadora Kiana Weltzien também está nessa aventura que parte da Carolina do Norte, navegando pela Corrente do Golfo até a Europa.
    16/10 (quinta-feira), às 15h

 

  • “Em outros lugares / Elsewhere”, de Gabriele Canu. O filme traz a amizade de escaladores italianos em uma expedição por um lugar inexplorado. De protagonistas principais passam para coadjuvantes de relacionamentos e do montanhismo como curador da alma. 
    19/10 (domingo), às 16h

 

Destaques nacionais:

  • “O engraxate que escalou o Everest”,  longa do diretor Ian Ruas que narra a determinação do montanhista Rosier Alexandre, que após uma infância pobre vivida na árida caatinga brasileira, conquistou o pico mais alto de cada um dos sete continentes, inclusive o Monte Everest.
    16/10 (quinta-feira), às 19h.

 

  • “Solo Sagrado”, de Felipe Lombardi e Jurandir Santos, que traz imagens belíssimas da escalada solo de Amarildo Chermont em uma das vias mais clássicas do Brasil: Face Leste, do Pico Maior de Friburgo, no Parque Estadual dos Três Picos, a meca da escalada brasileira. 
    17/10 (sexta-feira), às 19h.

 

  • Na linha ambiental, “Serra Fina: além das cinzas”, de Leo de Souza Santos e Roberta Sauerbronn, retrata a união de montanhistas, bombeiros e moradores locais para apagar um incêndio florestal na Serra Fina, deixando um alerta sobre o turismo descontrolado. 
    15/10 (quarta-feira), às 17h

 

O Festival exibirá, ainda, o filme “Out Of the blue”, de Sébastien Montaz-Rosset, premiado pela International Alliance for Mountain Film, que mostra a união de artistas de rua (acrobatas) e alpinistas de montanha em um projeto nos picos de Oberland, na Suíça – uma missão desafiadora que rende belas imagens na altitude. 

19/10 (domingo), às 18h
 

O premiado filme argentino Billy, sobre um avô de 70 anos que parte para uma viagem de esqui, será exibido no sábado, dia 18, às 19h



 

Exposição fotográfica e literatura

A programação também inclui a exposição fotográfica “Patagônia, montanhas d’água”, de Luan Chaves, fotógrafo com produção autoral, que retrata a paisagem, fauna e cultura patagônica. Além disso, acontecerão encontros com autores, como Jorge Cáceres, do livro "No caminho de Santiago", Susi Saito, autora de “Alma Ciclo Viajante” e o lançamento do “Guia de sinalização para rotas de Cicloturismo e Trilhas no Brasil”, com Luiz Saldanha.

De 15 a 19/10, das 10 às 18h.

 

Concurso Fotográfico “Montanhas do Mundo”

Todos os anos o Rio Mountain Festival organiza o Concurso Fotográfico “Montanhas do Mundo”, aberto a fotógrafos amadores e profissionais. O vencedor do concurso recebe o Troféu Corcovado e terá suas fotos exibidas na Exposição Fotográfica da próxima edição do Rio Mountain Festival. Os jurados são fotógrafos conhecidos no meio outdoor: Marcello Cavalcanti, Taísa Maar, Pedro Cury, Rebeca Reis e Rafael Duarte.

 

“Todos os anos trazemos as tendências dos esportes de aventura pelo mundo. A edição comemorativa dos nossos 20 anos, além de mais de 30 filmes, tem o objetivo de incluir as crianças desde cedo na vida ao ar livre e de cultura de montanha, oferecendo diversas atividades”, conta Alexandre Diniz, diretor do Rio Mountain Festival, que acaba de entrar para a International Alliance for Mountain Film, importante instituição dos festivais de cinema de montanha no mundo. 

 

Rio Mountain Festival 2025

Data: 15 a 19 de outubro de 2025

Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)

Estudantes, idosos e clientes com cartões Banco do Brasil pagam meia-entrada.

 

Adquira seu ingresso em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, a partir das 9h do dia da exibição do filme. Confira a programação completa: Link

 

Todas as demais atividades são gratuitas: papo com autor, exposição fotográfica, muro de escalada, slackline, oficina e simulador de asa-delta (atividade localizada na praça do Centro Cultural Correios).

Para participar das palestras e do papo com autor, é necessária retirada de senha na bilheteria, no dia da atividade, pois há limite de vagas. 

 

Centro Cultural Banco Do Brasil  

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)  

Contato: 21 3808-2020 | [email protected]  

Mais informações em bb.com.br/cultura

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

 

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAYANA RESENDE DE SOUZA LIMA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.