MENU

Motirõ: uma década sugerindo o consumo consciente

Inspirado no termo Tupi-Guarani, a edição comemorativa de 10 anos do evento será no dia 19 de outubro com palestra sobre moda consciente, bazar de trocas, lanche coletivo e atividades que incentivam novos hábitos de consumo; o evento será no Jardim Botânico e é gratuito

LETICIA BOMBO
07/10/2025 15h40 - Atualizado há 5 horas
Motirõ: uma década sugerindo o consumo consciente
Divulgação/Motirõ

No próximo dia 19 de outubro, Florianópolis será palco da edição comemorativa de 10 anos do Motirõ - Trocar é mais divertido que comprar. A iniciativa propõe formas de consumo a partir da troca de produtos e, pela primeira vez, o evento será fora do espaço da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que sempre apoiou a realização do Motirõ. Afinal, a idealizadora do movimento, Rachel Teixeira Dantas, é a responsável pelo Laboratório de Figurino do Departamento de Artes da UFSC. 

Rachel é personal stylist e conta que o Motirõ tem como conceito central o significado do termo Tupi-Guarani: “reunião de pessoas para colher ou construir algo juntas, umas ajudando as outras”. Assim, desde a primeira edição, em 2015, o evento consolidou-se como uma referência em consumo consciente na capital catarinense, reunindo centenas de pessoas ao longo de sua trajetória.

A programação de 2025 traz um circuito de atividades que combina reflexão, prática e convivência. A abertura será com a palestra “A Moda como meio para um consumo mais consciente”, conduzida pela própria Rachel. Na palestra, ela abordará os impactos socioambientais da indústria da moda e caminhos para reutilização e upcycling. A atividade contará com acessibilidade em Libras.

De acordo com ela, incentivar diferentes formas de consumo e colocá-las em prática, traz um senso maior para as pessoas de que é possível se vestir bem e pensar em sustentabilidade. “Atualmente é mais comum vermos brechós para os mais diferentes públicos, o que é muito bom, mas é importante ressaltar que o Motirõ é um movimento que vai além da compra e venda, porque de fato estimula a troca e a negociação de forma livre”, observa a realizadora.  

Logo após a palestra de Rachel, o público poderá participar do tradicional bazar de trocas Motirõ - Trocar é mais divertido que comprar, em que roupas, acessórios, brinquedos e objetos em bom estado ganham novos usos por meio da circulação coletiva. Para fechar, o evento convida todos para um momento de confraternização, em um lanche coletivo. “A ideia é que cada um leve algo para comer e/ou beber, para reforçarmos esse ambiente de partilha e celebração, no melhor clima piquenique, como a estação da Primavera sugere”, convida a realizadora do evento.  

Serão cerca de cinco horas de atividades, durante as quais o Motirõ vai reafirmar sua proposta de estimular hábitos de consumo mais responsáveis e, por consequência, relações sociais sustentáveis. “Saber negociar a troca de um produto, também sugere uma sustentabilidade social, pois torna mais possível usar a ferramenta do diálogo para se chegar a um consenso”, observa Rachel. 

A realização do Motirõ é de Rachel Teixeira Dantas, com produção de Nataly Delacour. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

SERVIÇO 
O que: Motirõ - Trocar é mais divertido que comprar
Quando: domingo, 19 de outubro de 2025
Onde: Jardim Botânico de Florianópolis – 14h às 18h
Entrada: Gratuita, mas é importante fazer reserva pelo Sympla
Instagram: @seja.motiro 

FICHA TÉCNICA
Coordenação: Rachel Teixeira Dantas
Produção: Nataly Delacour e Rachel Teixeira Dantas
Identidade Visual: Vinícius Eufrásio Ferreira
Realização: Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo Federal, PNAB
Apoio: Jardim Botânico de Florianópolis
Assessoria de Imprensa Motirõ: Eccoa Comunicação | Leticia Bombo (48) 98484-7332


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA DA CUNHA BOMBO
[email protected]


FONTE: @seja.motiro
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.