MENU

Fundação do Livro e Leitura leva intervenção artística para a biblioteca em São Joaquim da Barra

Evento celebrou os 14 anos de atividade do espaço literário e contou com sessões de contação de histórias e distribuição gratuita de livros

Verbo Nostro
06/10/2025 17h23 - Atualizado há 3 horas
Fundação do Livro e Leitura leva intervenção artística para a biblioteca em São Joaquim da Barra
(Divulgação)
Uma mini festa literária, no dia 26 de setembro, celebrou os 14 anos de atividade da biblioteca Usina do Saber, que funciona dentro da Usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra (SP) - 75 km de Ribeirão Preto. A ação, realizada em parceria entre a usina e a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (responsável pela programação cultural), contou com quatro sessões da intervenção artística “Histórias de bocAOuvido”, com o grupo A Panela, além da distribuição gratuita de exemplares dos livros “História da Música em Ribeirão Preto” (publicação da Fundação do Livro e Leitura) e “Paisagem Cultural do Café”, produzido pelo IPCIC - ambos patrocinados pela Usina Alta Mogiana por meio de leis governamentais de Incentivo Fiscal. Cerca de 80 colaboradores, de diferentes setores da Usina, participaram da atividade. 

Com acervo superior a três mil títulos, de diferentes gêneros literários, a biblioteca Usina do Saber é voltada ao atendimento do público interno da Alta Mogiana, como forma de incentivo à leitura. Raquel Pires Gonzaga, analista de comunicação da Usina Alta Mogiana, conta que a ideia partiu de Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, fundador e diretor superintendente da empresa. “Ele é apaixonado por livros e teve a ideia de montar a biblioteca dentro da empresa para atender aos colaboradores e seus familiares”. Inaugurado em 2011, inicialmente no parque industrial da usina, o espaço literário foi transferido em 2022 para o novo prédio administrativo da empresa, ganhando um espaço mais amplo e moderno - além de ficar mais acessível ao público devido a sua localização privilegiada. 

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, em horários específicos, com gestão da equipe de comunicação e marketing da empresa. Todo o acervo é aquisição própria, mas há, também, parcerias de doação de livros. Além do empréstimo do livro físico, o acervo pode ser consultado on-line. “Comemorar os 14 anos da biblioteca Usina do Saber é reconhecer a força transformadora da leitura e da literatura na vida das pessoas, capaz de abrir horizontes, enriquecer repertórios culturais e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma Raquel Gonzaga, lembrando que as ações culturais promovidas pela biblioteca reforçam a importância do acesso à informação e ao conhecimento. “Cada atividade realizada é um convite para refletirmos sobre o quanto a leitura contribui para formar cidadãos mais críticos, criativos e preparados para os desafios do presente e do futuro”.

Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o papel das bibliotecas vai muito além do acesso aos livros - elas são espaços de transformação, encontro e aprendizado contínuo. “A biblioteca é um espaço transformador. Ter um ambiente como esse dentro do local de trabalho é uma forma de garantir que o conhecimento circule, que novas histórias nasçam e que a cultura faça parte do dia a dia das pessoas. Projetos assim fortalecem o vínculo entre comunidade, educação e desenvolvimento humano”.

“A biblioteca é um ponto de encontro com novas ideias, histórias inspiradoras e oportunidades de aprendizado contínuo. Queremos que nossas equipes aproveitem cada vez mais este espaço, explorando as obras disponíveis, participando das programações e descobrindo no hábito da leitura uma ferramenta poderosa de crescimento”, finaliza Raquel Gonzaga.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com sólida trajetória, projeção nacional e internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.