Projeto Formações IEE beneficia mais de 16 mil alunos de três estados, em outubro
As cidades de Belo Horizonte e Extrema (MG), Cuiabá (MT) e Franco da Rocha (SP) recebem o módulo 3 da metodologia do Instituto Esporte e Educação, baseada nos princípios do esporte educacional, capacitando 230 profissionais
ZDL SPORTS
06/10/2025 14h29 - Atualizado há 2 horas
IEE / Divulgação
Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo são os estados que recebem neste mês de outubro o Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), que leva aos municípios a metodologia baseada nos princípios do esporte educacional. No total, serão capacitados 230 profissionais (professores, gestores, coordenadores e diretores), beneficiando 16.100 alunos.
As formações começam por Cuiabá, no Mato Grosso, nesta segunda-feira (6). A capital Belo Horizonte, nesta quinta-feira (9), e a cidade de Extrema, no dia 21, recebem o projeto em Minas, assim como Franco da Rocha, em São Paulo, nesta sexta-feira (10).
Todos os municípios terão a apresentação do módulo 3 – Sistema Didático PROTEGE –, em eventos presenciais, dando sequência ao Formações IEE.
A ferramenta didática "Sistema PROTEGE" será apresentada por meio de práticas corporais e jogos, que contribuem para provocar uma infinidade de diversificações e desafios, qualificando as aulas de educação física e esporte, ao convidar as crianças à construção de conhecimentos nas dimensões do saber, fazer, ser e conviver.
"O projeto integra a teoria e a prática, utilizando os princípios do esporte educacional, proporcionando um aprendizado diferenciado", destaca Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.
A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus quase 25 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método pelos profissionais de educação formados pelo IEE.
O Projeto Formações IEE conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, Grupo HDI e HDI Global Seguros, CTC-Centro de Tecnologia Canavieira, VALE, Concessionária Aeroportos Amazonia, Cogna e SOMOS Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]