Unip abre inscrições para residência médica com vagas em cinco especialidades no estado de São Paulo
ROBERTA ABRAHãO
02/10/2025 16h31 - Atualizado há 19 horas
UNIP
A Universidade Paulista - UNIP está com inscrições abertas até 27 de novembro para o processo seletivo de residência médica, com ingresso em 2026. São oferecidas 20 vagas, distribuídas em cinco especialidades, com atividades práticas em diferentes polos no estado de São Paulo. As áreas contempladas são: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria. Os programas serão realizados nas unidades de Sorocaba, Paulínia, Santana de Parnaíba e Votorantim, em parceria com hospitais que oferecem experiências práticas supervisionadas. Os residentes de Clínica Médica e Pediatria terão, ainda, um novo campo de prática em Santana de Parnaíba: um hospital do SUS, conveniado à UNIP, que será inaugurado em breve. A unidade contará com infraestrutura moderna e tecnologias atualizadas, integrando a rede de serviços utilizada pelos programas de residência médica da Universidade. Segundo o professor doutor Cristiano Baldan, diretor administrativo do curso de Medicina da UNIP, “além de investir no SUS, a UNIP oferece condições para a capacitação contínua dos residentes. Temos, por exemplo, uma biblioteca, física e virtual, com milhares de títulos à disposição. Além disso, os residentes têm acesso ao UpToDate, uma base de dados on-line de referência mundial para suporte à decisão clínica.” A plataforma UpToDate, amplamente utilizada em centros médicos internacionais, é um dos principais recursos disponíveis aos residentes. Entre seus conteúdos estão: - tópicos médicos especializados, constantemente atualizados;
- mais de 36 mil gráficos e imagens explicativas;
- recomendações clínicas baseadas em evidências;
- centenas de milhares de resumos do MEDLINE.
Com uma filosofia pautada na qualidade em todas as etapas da formação, a UNIP assegura um processo seletivo rigoroso e transparente, conduzido com critérios técnicos e imparciais. A professora doutora Claudia Andreatini, vice-reitora de Administração e Finanças da UNIP, reforça: “Assim como a condição essencial do nosso curso de Medicina é ser de excelência, para que o aluno conclua a graduação com confiança nos conhecimentos adquiridos, buscamos também o melhor para a residência médica. A prova é corrigida e classificada pela banca da Fundação Vunesp, um nome de referência em processos seletivos.” Entre os diferenciais da residência médica oferecida pela UNIP, destacam-se: - Bolsa e moradia: além da bolsa integral, os residentes recebem um adicional de 30% destinado à moradia.
- Qualidade assegurada: a estrutura contempla uma Comissão de Residência Médica (Coreme) organizada, coordenação e preceptoria remuneradas e constante investimento em capacitação dos envolvidos.
- Integração com o SUS: a UNIP mantém parcerias ativas com redes municipais, investindo em infraestrutura e qualificação de equipes integradas ao Sistema Único de Saúde – SUS.
- Formação robusta: o modelo adotado prioriza 80% de atividades práticas e 20% teóricas, abrangendo temas essenciais como Bioética, Metodologia Científica e Controle de Infecção, alinhados às matrizes de competência nacionais e internacionais.
- Condições de aprendizado: os residentes contam com alimentação, quartos de repouso, férias de 30 dias, acesso a bibliotecas, participação em congressos e recursos didáticos como o Simulab da UNIP.
Como participar Podem se candidatar médicos com diploma emitido por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM) no momento da matrícula. A seleção será realizada em etapa única, com prova objetiva no dia 18 de janeiro de 2026. A taxa de inscrição é de R$ 450,00. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA BRESSIANINI ABRAHAO
[email protected]