MENU

Vida que Prospera leva educação financeira a escolas

Atividades do programa do Instituto Unicred ensinam crianças a fazer melhores escolhas financeiras

ASSESSORIA DE IMPRENSA
02/10/2025 13h46 - Atualizado há 2 horas
Vida que Prospera leva educação financeira a escolas
Larissa Rizzon
Por meio de atividades lúdicas e de muito aprendizado, alunos do Colégio La Salle em Caxias do Sul receberam o programa Vida que Prospera, do Instituto Unicred. A partir de uma linguagem simples, didática e de forma divertida, os mais de 100 estudantes de quatro turmas do 1º ano do Colégio La Salle aprenderam sobre educação financeira em sala de aula e depois receberam a visita da mascote Bel, que distribuiu a eles a cartilha “Meu primeiro planejamento financeiro”. As crianças ganharam também um cofrinho para ser personalizado.

A Coordenadora do Projeto Social Vida que Prospera, Fabrícia Bisol Finco, conta que os estudantes aprendiam sobre sistema monetário e houve a solicitação das professoras para essas atividades. Fabrícia fez o bate-papo com as turmas, explicando para que serve o dinheiro, de onde vem, o nome do dinheiro no Brasil e como usá-lo com inteligência. Depois desta primeira abordagem, em agosto, no final de setembro foi a vez da personagem Bel entrar em ação e apresentar breve esquete – uma contação de história aos alunos.
 

Novos hábitos para melhores escolhas

O Vida que Prospera propõe uma série de atividades de educação financeira voltadas a diferentes faixas etárias nas escolas e todas desenvolvidas de forma gratuita. E a cartilha, produzida como uma ferramenta para que os pais ensinem sobre finanças pessoais aos filhos, é também gratuita. “E o tempo dedicado à criança nesta cartilha, desde a realização dos desenhos, a tarefa de pesquisa de preços até a compra daquilo com o qual ela sonha, é um investimento de tempo e qualidade imensurável na educação dos filhos e permite a estruturação de vínculo afetivo”, afirma. Junto da cartilha vem o cofre, que traz um rótulo um adesivo para a criança desenhar como ela se imagina ao realizar seu sonho.

As crianças aprendem a analisar e a comparar preços, a saber esperar e lidar com a frustração de não ter tudo imediatamente. Elas começam a escolher a melhor forma de pagamento e, principalmente, economizar para fazer investimentos –  atitudes importantes para alcançarem uma independência financeira futura. 

O trabalho do Vida que Prospera segue a metodologia GEDI, que apresenta uma sequência lógica comportamental para uma gestão financeira pessoal adequada, incluindo economizar (relacionado ao poder das escolhas e ao uso mais eficiente dos recursos e do tempo), doar (para construir a força da cooperação, da empatia) e de investir (relacionado à importância do planejamento e da persistência até os resultados). 

Escolas e professores interessados em levar o programa Vida que Prospera aos alunos podem entrar em contato com a Unicred Integração, por meio do WhatsApp 99267-1550.





 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALANA GABRIELA PAULS HAEUSER
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.