MENU

Jogos de Integração movimentam Lábrea, no Amazonas, com presença do campeão mundial e olímpico do surfe Ítalo Ferreira

Participaram mais de 800 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Núcleos Lábrea, do Instituto Esporte e Educação (IEE), vindos de comunidades indígenas e escolas municipais. Dois dias de integração, aprendizado e valorização das tradições locais

ZDL SPORTS
02/10/2025 14h55 - Atualizado há 3 horas
Jogos de Integração movimentam Lábrea, no Amazonas, com presença do campeão mundial e olímpico do surfe Ítalo
IEE / Divulgação
A Vila Olímpica de Lábrea, no sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital, Manaus, recebeu a etapa municipal dos Jogos de Integração, no final do mês de setembro, com a participação de mais de 800 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Núcleos Lábrea, do Instituto Esporte e Educação (IEE). Foram dois dias de atividades, com muito esporte, cultura e alegria, para os diferentes núcleos, reunindo comunidades indígenas e escolas municipais.

Como destaque, a presença de Ítalo Ferreira, campeão olímpico e mundial de surfe, que conheceu o projeto do IEE em Lábrea, visitou os povos indígenas vivenciando a cultura local e, puxado por uma embarcação, surfou no Rio Purus adaptando uma tampa de geladeira. O surfista teve também, participação no Seminário de Formação realizado pelo IEE, com educadores/as, lideranças e jovens das comunidades indígenas e da Zona Urbana e nos Jogos de Integração.

Mais que competição, os Jogos são espaços de integração, aprendizado e valorização das tradições locais. Participaram as Comunidades Indígenas Novo Paraíso, Boa Vista, Santa Maria, e Santa Rita, e as Escolas Municipais Socorro Brito, Francisca Mendes e Turma da Mônica.

O evento contou com jogos, esportes, danças, ginástica, músicas e apresentações culturais dos povos Paumari e Apurinã. Estações de arco e flecha, corrida da tora e o cabo-de-guerra com madeira pintada como cobra, foram destaques pela integração de gerações e culturas  dos povos indígenas e não indígenas. 

"Uma verdadeira celebração da diversidade e da força da comunidade, em uma troca de saberes e experiências", destacou Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE. 

As atividades tiveram parceria da Secretaria Municipal de Educação de Lábrea, Coordenação de Educação Indígena, Programa de Reforço Escolar – Escola Criativa, FUNAI – Fundação Nacional dos Povos Indígenas, FOCIMP – Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus, e direções e coordenações pedagógicas das escolas parceiras.

O Projeto Núcleos Lábrea conta com os seguintes parceiros: Itaú, Verde Asset Management, BIC Amazonia, Bank Of America, Grupo SEMP, Localiza&CO e Instituto Localiza via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e NIKE.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.