MENU

Festival de Música da Fundação CASA celebra Inezita Barroso em São Paulo com apresentações de adolescentes em medida socioeducativa

Apresentações reuniram jovens de seis centros de atendimento no palco do Sesc 24 de Maio; presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, prestigiou o evento

CAMILA SOUZA
30/09/2025 19h24 - Atualizado há 11 horas
Festival de Música da Fundação CASA celebra Inezita Barroso em São Paulo com apresentações de adolescentes em
Marcelo Machado/Fundação CASA
O Festival de Música da Fundação CASA (MusiCASA) chegou nesta terça-feira (30) à capital paulista com uma tarde de celebração cultural e protagonismo juvenil. Realizado no palco do Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo, o evento reuniu adolescentes de seis centros socioeducativos da Instituição em apresentações musicais autorais e releituras de clássicos da música brasileira.

A edição deste ano celebrou os 100 anos de nascimento da cantora, instrumentista e pesquisadora Inezita Barroso, um dos maiores nomes da música caipira e defensora da cultura popular. O repertório incluiu canções do cancioneiro caipira, músicas do Nordeste e clássicos da MPB, interpretados em formato coral e instrumental, com arranjos autorais preparados pelos adolescentes ao lado dos educadores.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, acompanhou a segunda apresentação da temporada e destacou a relevância pedagógica do festival. “O MusiCASA mostra a potência da arte como ferramenta de transformação. Cada jovem que sobe ao palco compartilha sua história, desenvolve autoestima, disciplina e empatia. Nesta edição, ao homenagear Inezita Barroso, celebramos também a resistência cultural e a força da música como identidade nacional”, afirmou.

A secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, bem como Paulo Casale, gerente do Sesc 24 de Maio, também estiveram presentes prestigiando o evento.

Entre os destaques, as adolescentes do CASA Chiquinha Gonzaga apresentaram a música “Toda menina” com instrumentos de percussão como conga, pandeiro, agogô e glockenspiel. O coral do CASA Governador Mário Covas interpretou “Pensando em Namorar”. Também houve a participação do servidor Marcelo Campos, agente técnico do CASA Itaquera, que subiu ao palco ao lado dos jovens do Guri para interpretar “Menino da Porteira” e “Boate Azul”.

Criado em 2014, o MusiCASA é promovido pela Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA e valoriza o protagonismo artístico de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, estimulando a convivência, a expressão e a reflexão. A edição de 2025 conta com seis apresentações em unidades do Sesc São Paulo, em parceria com a instituição cultural.

Após a estreia em Jundiaí (15/09) e a primeira apresentação na capital, o festival seguirá para os Sescs de Sorocaba, Araraquara, São José do Rio Preto e Santo Amaro, até a primeira quinzena de outubro. Ao todo, participam do evento cerca de 335 jovens de 42 centros socioeducativos da Fundação CASA.

Voz da nossa terra
Inezita Barroso (1925–2015) foi uma das artistas mais emblemáticas da música popular brasileira. Nascida em São Paulo, descobriu sua paixão pela música durante as férias no interior, encantando-se com a viola caipira e as rodas de moda de viola. Mesmo enfrentando resistência familiar, seguiu seu talento com firmeza. Apresentadora por 35 anos do programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura, Inezita também foi atriz premiada, cantora consagrada e defensora da cultura de raiz. Autêntica e combativa, sua trajetória abriu caminhos para gerações de artistas e mulheres na música tradicional. Morreu aos 90 anos, deixando um legado de resistência, identidade e amor pela cultura popular brasileira.

MusiCASA 2025
Com o tema “Inezita 100 Anos – A Voz da Nossa Terra”, o MusiCASA percorre seis unidades do SESC no Estado de São Paulo nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Sorocaba, Araraquara e São José do Rio Preto entre setembro e outubro deste ano. A organização é da Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA.

O evento conta com a participação de cerca de 335 jovens atendidos em 42 centros da instituição, em apresentações musicais autorais ou adaptadas, todas dentro da temática da cultura popular brasileira.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.