O vidro, material infinitamente reciclável, pode ser 100% reaproveitado. Segundo a Abividro (Associação Brasileiras das Indústrias de Vidros), mais de um milhão de toneladas são produzidas anualmente no Brasil e apenas um quarto desse volume é efetivamente reciclado.
Para incentivar o descarte correto e aumentar a reciclagem de vidro, a Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária responsável pela gestão de resíduos sólidos e de saúde no Agrupamento Noroeste da capital paulista, em seu contrato com a Prefeitura, sob a gestão da SP Regula, lançou o projeto Ecovidro. A iniciativa já apresenta resultados expressivos com mais de 300 contêineres exclusivos para vidro, com capacidade de 2.500 litros cada, instalados em pontos estratégicos da região em todas as subprefeituras atendidas pela empresa.
O impacto desse projeto na coleta de vidro foi significativo: passou de cerca de 3 mil quilos por mês, em 2023, para uma média de 50 mil quilos mensais. Esse avanço foi impulsionado por ações de conscientização porta a porta, nas quais agentes ambientais orientam moradores e comerciantes sobre a importância e o modo correto de descartar o material.
“Estamos promovendo uma transformação significativa na coleta seletiva de vidro em São Paulo. O engajamento da população tem sido essencial para alcançarmos números tão positivos”, destaca Maria Carolina Borges e Souza, supervisora da coleta seletiva da Loga.
Confira o que pode ser descartado nos equipamentos de cor amarela:
Não podem ser descartados materiais como cristais, cerâmicas, louças, lâmpadas, telas de TV, ampolas de medicamentos e porcelanas. Esses resíduos precisam ser direcionados a ecopontos específicos para cada tipo de material. Os locais podem ser consultados no site da Prefeitura de São Paulo
Para encontrar o ponto de coleta mais próximo, basta acessar o link:
www.loga.com.br/coleta-especial-de-vidro
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cintia dos Santos
[email protected]