MENU

Ouça na voz humana, oitava nota músical, a Nota Kall

Depois de levar a tese da Nota Kall - 8°nota musical, maestro Robson Miguel prova a sua existência nos Estados Unidos

MáRCIO DE ANDRADE PRADO
30/09/2025 16h15 - Atualizado há 14 horas
Ouça na voz humana, oitava nota músical, a Nota Kall
Assessoria Robson Miguel
O maestro violonista Robson Miguel apresentou nas últimas semanas, nos Estados Unidos, em um show-palestra, ao doutorado de música da Universidade de Campbellsville, a tese da nota Kall, que entrará no programa dos alunos de música no primeiro semestre de 2026. Também palestrou na Faculdade Jeferson Technical College, ambas em Kentucky.
 
Agora, o maestro brasileiro mostra em ação a aplicação da Nota Kall reproduzida pela voz humana.
 
A tese da nota Kall, a recém descoberta 8° nota musical, que vem despertando interesse e curiosidade no meio acadêmico e musical foi levada no mês de Agosto aos Estados Unidos e em novembro será apresentada no Japão e em dezembro na Europa. 
 
A oitava nota musical era desconhecida até que Robson Miguel, juntamente com Urandir Fernandes, da Dakila Pesquisas, que encontrou em 1992 documentos registrados por povos da Amazônia onde utilizavam as notas musicais incluindo a oitava nota, Kall, som identificado como nota celestial.
 
Robson Miguel, em sua turnê mundial 2025, tem promovido o conhecimento da existência da oitava nota, com o objetivo de sensibilizar, harmonizar e afinar o mundo através do movimento que ele batizou como “musiKall”.
 
A Prova da Nota Kall na Voz Humana
 
Nesta semana, o Maestro Violonista trouxe a público a nota Kall na voz humana. A oitava nota, que se situa em um plano extremamente sensitivo, foi reproduzida pela voz humana através de overtones, ou sobretons, conforme o Video demonstrativo.
 
A Nota Kall são overtones harmônicos que coexistem somente através de um determinado tom fundamental ou nota reproduzida, aparecendo ao focar o trato vocal amplificado num harmónico específico, resultando num segundo tom distinto ouvido simultaneamente, ou seja, duas vozes reproduzidas ao mesmo tempo por um único cantor ou cantora.
 
Esta técnica é milenarmente conhecida e utilizada pelos Povos Indígenas Guarany, Tupy-Guarany e outros aborígenes do Brasil, Tibete, Mongólia e Tuva (na Sibéria), onde o resultado é a audição simultânea de dois ou mais tons. Na prática, o cantor, com habilidade rara no vídeo apresentado no link desta matéria, consegue emitir dois tons simultâneos para chegar na Nota Kall.
 
Robson explica que: “Os acordes naturais são formados por 3 notas, que chamamos de *Tríade Consonante* e essas notas são a 1,3,5 (dó, mi, sol), e a partir da 8ª nota (dó) as tríades se repetem, porém mais agudas. Essa sequência, 1,3,5 corresponde à mesma sequência de Fibonacci. No vídeo, a pessoa primeiro tem que cantar uma nota real, para que a partir dela a nota kall apareça mais aguda, que são os chamados overtones harmônicos”, Veja o Video clicando aqui. .
 
Entenda o Conceito da Nota Kall:
 
A Kall é uma nota que deve ser reproduzida dentro dos padrões da frequência natural da terra, sempre com a voz e os instrumentos afinados em 432 Hertz - Diapasão de Verdi, afinação musical alternativa, onde a nota Lá (A4) vibra a 432 Hz, em harmonia com a frequência sonora natural da Terra 7,83 Hertz (Frequência de Schumann) mais próximo de 8 Hertz- Nota Do), também deve estar harmônica com a Sequência de Fibonacci, onde os números correspondem às notas 1, 3, 5, 8 e formam um acorde maior e seus harmônicos e interagem com as moléculas de água do nosso corpo ( 25 Hz ou 60 ).
 
Em 1⁰ de outubro de 2025 às 12 horas (horário de Brasília), o maestro Robson Miguel será entrevistado pelo canal de YouTube Jornal Dakila News, também responderá às perguntas do público sobre a 8ª Nota Kall.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCIO DE ANDRADE PRADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.