Santa Cruz das Palmeiras recebe Ônibus Livro Vivo com programação gratuita
“Circuito Ônibus Livro Vivo” fez sua primeira parada na cidade nesta última quinta-feira (25/9), com uma extensa programação cultural
Verbo Nostro
29/09/2025 17h15 - Atualizado há 4 horas
(Divulgação)
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto levou para Santa Cruz das Palmeiras uma edição especial do projeto Ônibus Livro Vivo. O “Circuito Ônibus Livro Vivo” estacionou nesta última quinta-feira (25/9), na Praça Condessa (Rua Monteiro de Barros), e ofereceu oito horas de programação contínua e gratuita, como oficinas, contações de histórias, cortejo literário e diversas atividades abertas ao público. A ação foi realizada com o patrocínio da Palmeiras Saneamento, empresa controlada pelo Grupo GS Inima Brasil.
Segundo Priscilla Altran, gestora executiva da Fundação, a ação visitará outras regiões e tem como objetivo garantir acesso à literatura e à cultura em cidades menores. “O Ônibus é uma biblioteca itinerante que leva o livro e as atividades literárias para cidades que muitas vezes não comportam uma feira do livro ou não possuem uma política cultural estruturada. A ideia é criar esse espaço de contato direto com a leitura, de forma lúdica e acessível”, explica.
Em Santa Cruz das Palmeiras, a programação atendeu cerca de 500 estudantes, além dos professores, famílias e visitantes em geral. Para a gestora, o formato intimista do ônibus favoreceu a interação entre o público e os artistas. “É um espaço próximo, que quebra a barreira entre o palco e a plateia, tornando o encontro mais acolhedor. Isso facilitou a participação ativa e tornou a experiência ainda mais significativa”.
Com o Ônibus Livro Vivo, a Fundação do Livro e Leitura buscou deixar em Santa Cruz da Palmeiras não apenas lembranças de um dia especial, mas também um legado de estímulo cultural. Segundo a presidente da Fundação, Dulce Neves, a proposta foi transformar a praça em um espaço de convivência e aprendizado, aproximando a comunidade do universo literário. “Nossa ideia foi fazer com que a comunidade sentisse aquele gostinho de quero mais, despertando o interesse pela leitura, artes e cultura. Nossa expectativa é que esse contato seja o início de uma relação duradoura, que motive a busca por mais experiências literárias e culturais. Essa é nossa proposta: democratizar o acesso à cultura”, destaca.
A parceria com a GS Inima Brasil foi fundamental para viabilizar o projeto. O ônibus foi lançado em outubro do ano passado e, desde então, ganhou força com o apoio de patrocinadores. “A GS Inima Brasil acreditou desde o início na proposta e já projetou quatro diárias em cidades onde atua, garantindo que mais pessoas tenham acesso a esse produto cultural”, ressalta Dulce Neves.
Parceria literária
Segundo Paulo Henrique de Oliveira, da área de comunicação e responsabilidade social da GS Inima Brasil, a parceria consolida o compromisso da empresa com a educação e a cultura ao apoiar o projeto do Ônibus Livro Vivo. Essa ação, segundo ele, reflete um esforço contínuo para ampliar o acesso à literatura e proporcionar experiências enriquecedoras às comunidades. “Nosso objetivo é promover o acesso à leitura e oferecer oportunidades de aprendizado e lazer para toda a família”, destaca.
A parceria entre a GS Inima Brasil e a Fundação do Livro e Leitura já ultrapassa 10 anos, consolidando-se em torno de projetos que valorizam a formação cultural e o desenvolvimento social. A atuação conjunta envolve tanto o apoio à tradicional FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto quanto a ações itinerantes, como o Ônibus Livro Vivo, que leva a literatura a diferentes públicos e municípios.
Para Paulo Henrique de Oliveira, a iniciativa está diretamente alinhada à missão e aos valores da empresa. “Buscamos contribuir com o bem-estar das comunidades em que atuamos, incentivando a leitura e o conhecimento como ferramentas de transformação social”, explica. Segundo ele, investir em cultura e educação é um caminho essencial para formar cidadãos mais críticos, criativos e conscientes, além de fortalecer os laços comunitários. “No caso específico de Santa Cruz das Palmeiras, o Ônibus Livro Vivo chegou como uma oportunidade para estimular o gosto pela leitura e proporcionar experiências culturais para crianças, jovens e famílias da cidade”.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]