Pieracciani agora é Piera: consultoria de inovação anuncia rebranding e simplificação da marca
Mudança reforça posicionamento estratégico e segue a tendência global de nomes mais curtos.
IDEE INFORMAçãO CORPORATIVA
29/09/2025 09h52 - Atualizado há 4 horas
Piera
A Pieracciani agora é Piera. A consultoria, com trinta anos de mercado e referência em inovação, funding e educação corporativa, acaba de lançar a nova marca, mais curta, mais fácil de lembrar e de pronunciar. “Nós já éramos chamados de Piera por muitos clientes e parceiros de negócios”, conta Valter Pieracciani, sócio-fundador. A simplificação de marcas é uma tendência do marketing global a partir da aderência ao minimalismo e ao apelo emocional que cria vínculos com o público. Nos últimos cinco anos, empresas de diversos segmentos têm aderido a esse movimento - de forma definitiva como a Vale (antes Vale do Rio Doce) ou fazendo uma adaptação fonética e cultural, como Méqui, do McDonalds. Mudanças como essas consideram, entre outras coisas, aspectos como a crescente digitalização e globalização das empresas. Nomes curtos tornam-se mais fáceis e mais reconhecíveis, têm maior eficácia em SEO e funcionam melhor em domínios, hashtags e perfis de redes sociais. Além disso, a estética visual do branding moderno favorece logotipos limpos e diretos. Não menos importante, a simplificação tende a fazer parte de uma estratégia maior de reposicionamento, em que se transmite atributos como modernidade, acessibilidade e inovação. Segundo Jaime Troiano, especialista brasileiro em branding, a escolha para o nome das marcas é uma determinação espinhosa e burocrática, que passa por diversos processos e acaba pendendo ao apelo da vivência da língua, em que há maior adequação semântica. “No ambiente contemporâneo da modernidade líquida, de Bauman, o nome sólido de muitas marcas está sujeito à liquidez. A linguagem corrente, de maneira geral, é mais compacta, quase lacônica. É importante que ela continue carregando os significados e sentimentos que foram implantados em nosso imaginário lá no começo.”, diz Troiano. Com humor, o especialista exemplifica. “É pura ironia, mas se você convidar alguém para comer no Kentucky Fried Chicken, o tempo para falar a marca é longo o suficiente para trocar por um lugar mais perto. Melhor ir direto ao KFC.” Com mais de 700 projetos realizados em setores como o mercado financeiro, alimentício, automotivo e aeronáutico, a Piera dá um passo em direção ao futuro, mantendo seu legado no mundo dos negócios e levando seu branding a uma nova geração que busca por proximidade e conexão. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCOS RODRIGO DA SILVA BARROS
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