Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e incentivar o empreendedorismo criativo, o Programa Negócio Cultural chega à sua 2ª edição em São Paulo entre os dias 29 de setembro e 16 de outubro de 2025, com uma programação gratuita para diferentes públicos. Realizado pelo Ministério da Cultura e Ecotransforma Produções Artísticas, via Lei de Incentivo à Cultura, o programa promove atividades gratuitas com conteúdos sobre artes visuais e empreendedorismo. As ações acontecem em uma plataforma digital interativa e também em escolas públicas de São Paulo.
Nas atividades presenciais, cerca de 1.200 estudantes exploram a relação entre artes visuais e empreendedorismo, aprendendo como transformar sua produção artística em um negócio. Eles percorrem trilhas de conhecimento que incluem temas artísticos e também sobre como gerar e expandir empreendimentos. “Nosso objetivo é mostrar que o talento criativo pode gerar renda e autonomia. Ao conectar arte e empreendedorismo, oferecemos ferramentas para transformar paixão em profissão, incentivando novos olhares sobre o futuro e o mercado criativo”, destaca Abilio Martins, diretor da Ecotransforma. Como resultado, os alunos apresentarão seus projetos inovadores em uma Feira de Ideias, com premiação para as cinco melhores propostas, destacando a criatividade, inovação e viabilidade dos negócios.
No ambiente digital, acessível pelo site do Negócio Cultural, 1.500 pessoas poderão acessar conteúdos especializados sobre empreendedorismo e artes visuais, além de uma exposição virtual de arte que irá apresentar obras de artistas locais. Para os educadores, 100 professores da rede pública terão acesso à palestra digital "O Processo de Produção Artística", disponível na plataforma.
Para fortalecer a relação entre a formação e o mercado, será realizado um evento presencial gratuito na Casa da Mulher Paulistana, na zona sul de São Paulo, para 300 participantes da comunidade local. Com foco no setor da beleza, o encontro contará com a participação de empreendedores convidados e um aulão sobre plano de negócios, ajudando os participantes a entender como estruturar e expandir seus empreendimentos. Também haverá um espaço para interação com profissionais do mercado, incentivando conexões e parcerias.
Acesso para todos
Comprometida com a inclusão, a iniciativa garante acessibilidade em todas as atividades. A exposição virtual contará com monitores e intérpretes de Libras, além de materiais com legendas em braile. As oficinas e palestras serão em espaços acessíveis, com rampas, corrimãos, piso tátil, intérpretes de Libras e audiodescrição, para garantir a participação de todos.
Mais do que aprendizado, o Programa Negócio Cultural 2ª edição convida os participantes a transformar ideias em realidade, conectando educação, arte e empreendedorismo em uma experiência enriquecedora e acessível para todos.
CRONOGRAMA
Casa da Mulher Paulistana | R. João Amós Comenius, 1217 - Jardim São Bernardo, São Paulo - SP
29/09 - das 10h às 12h e das 14h às 16
30/09 - das 14h às 16h
AÇÕES COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA
EE Fabiano Lozano | R. Humberto I, 633 - Vila Mariana, São Paulo
22/09 a 01/10/2025 | Oficina 1 - Empreendedorismo | Artes Visuais como ferramenta de Empreendedorismo
02 a 13/10 - Oficina 2 - Plano de Negócio e Trilha De Conhecimento
14 a 16/10 - Feira de Ideias
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]