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O doce que virou negócio: brigadeiro se transforma em motor do empreendedorismo brasileiro

CLAUDIA ROZEMBRA
29/09/2025 10h27 - Atualizado há 2 horas
O doce que virou negócio: brigadeiro se transforma em motor do empreendedorismo brasileiro
Divulgação Harald

São Paulo, setembro de 2025 – Em meio ao aumento do custo de vida no país, a inflação acumulada dos últimos 12 meses chegou a 4,7% e o preço da cesta básica já compromete quase 50% do salário mínimo (IBGE). Com isso, muitos brasileiros têm buscado alternativas criativas para complementar a renda. Entre elas, um protagonista improvável ganhou força: o brigadeiro.

Símbolo de celebração e doce mais popular do país, o brigadeiro se consolidou também como uma das principais portas de entrada para o empreendedorismo. Segundo o Sebrae, 67% dos empreendedores informais atuam sozinhos, e a alimentação é o setor mais procurado por quem inicia um negócio próprio. Nesse universo, o brigadeiro se destaca por exigir baixo investimento, ter preparo simples e garantir retorno rápido, além de agradar a diferentes perfis de consumidores. Não à toa, em pesquisa realizada pela Harald e ZupGo com empreendedores do ramo, quase metade dos cardápios (48%) já traz pelo menos um sabor do docinho para venda. 

“Nos últimos anos, percebemos um movimento consistente de pessoas transformando o brigadeiro em fonte real de renda. Seja para complementar o salário ou para iniciar um negócio próprio, ele se mantém como o doce mais democrático do Brasil”, afirma Jonatas Fróes, gerente de comunicação da Harald, indústria líder em chocolates e coberturas para o mercado profissional.

A capacidade de reinvenção também explica o sucesso. Além da versão tradicional, os brigadeiros gourmet e sabores em alta, como pistache, caramelo e avelã, ampliam as possibilidades de inovação e aumentam a percepção de valor. Tendência global, o pistache, por exemplo, impulsiona a criatividade dos confeiteiros e permite reposicionar o doce como um produto premium.

Do lado da indústria, esse comportamento já é mapeado. A Harald tem apostado em soluções que aliam praticidade e valor agregado, sempre formuladas a partir da escuta ativa do consumidor. Entre os destaques estão os Granulés Melken, feitos 100% de chocolate, que além de muito mais sabor conferem uma decoração capaz de elevar o patamar da entrega. O Granulé Melken Caramelo, por exemplo, é exclusivo no mercado e se diferencia de qualquer outro produto disponível hoje. Já o Confeité TOP, feito com cobertura sabor pistache, entrega acabamento sofisticado com intensidade de sabor, sendo uma alternativa acessível para grandes produções.
“Nosso olhar está voltado para as reais necessidades do confeiteiro. Cada lançamento nasce de conversas com quem está no dia a dia do mercado, garantindo soluções que façam sentido tanto para o consumidor quanto para o empreendedor. Nosso papel é apoiar quem faz do brigadeiro uma fonte de renda sustentável, oferecendo custo-benefício e qualidade para que cada confeiteiro inove sem abrir mão da tradição”, afirma Jonatas Fróes, gerente de comunicação da Harald.

Mais do que sobremesa, o brigadeiro tornou-se um estudo vivo do potencial da economia criativa: em cada panela, há a possibilidade de um novo negócio, de uma renda extra que ajuda no dia a dia ou de um sonho que começa simples, mas pode crescer de forma doce e promissora.



Conheça TOP
TOP é a primeira marca de coberturas fracionadas do Brasil, lançada em 1993, que entrega facilidade de uso, sem abrir mão do sabor e da qualidade para as receitas. Com produtos de alta performance, consegue unir praticidade, já que não precisa de temperagem, e o melhor rendimento, tendo em vista que uma camada fina cobre com facilidade a superfície desejada, deixando o destaque do sabor para o recheio! E, é claro, decora com muita facilidade, deixando as sobremesas e doces com um aspecto brilhante e delicioso! A marca faz parte do portfólio de produtos da Harald, uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado.

Conheça Melken
Melken é a marca de chocolates nobres da Harald, reconhecida e recomendada por confeiteiros de todo o país pela facilidade de derreter e temperar, por ter muita indulgência e muito sabor, que elevam sua percepção de qualidade. O chocolate é ideal para qualquer receita porque molda, recheia e decora com o melhor rendimento e brilho. O portfólio Melken é apresentado em diversos formatos: barras, gotas, pó ou para decoração, além de contar com produtos prontos para uso, como ganaches, docinhos e recheios. Uma linha diversa e acessível para uso nos mais diferentes preparos e oportunidades. 

 

Conheça a Harald

Líder em chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, Inovare, TOP e Confeiteiro. Fundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.


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ANA CLAUDIA DA SILVA ROZEMBRÁ
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FONTE: 4in.ag
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