Mercado imobiliário se adapta às novas demandas do público 60+
Envelhecimento da população impulsiona lançamentos mais acessíveis, funcionais e seguros; RE/MAX Brasil registra avanço nas vendas e mudanças no perfil de clientes
2PRÓ COMUNICAçãO
26/09/2025 18h04 - Atualizado há 1h
Crédito imagem: Freepik
O envelhecimento da população brasileira está mudando a forma como incorporadoras e imobiliárias repensam suas ofertas. Já são mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos, o equivalente a 15,8% da população, segundo o IBGE. Esse público, cada vez mais ativo e exigente, tem impulsionado mudanças significativas nas preferências por imóveis e nas estratégias de atendimento das imobiliárias.
Na RE/MAX Brasil, rede que reúne mais de 600 unidades, 11.300 profissionais em todos os estados e no Distrito Federal, os corretores e franqueados apontam que os clientes 60+ buscam hoje imóveis menores, lineares, próximos ao comércio e a serviços de saúde, além de condomínios que ofereçam segurança, áreas de convivência e contato com a natureza.
“O elevador é imprescindível, assim como áreas de caminhada, espaço pet e portaria 24 horas. O público acima de 60 anos valoriza a praticidade, mas sem abrir mão da qualidade de vida”, afirma Alexandre Naves Cotta, broker da RE/MAX Ace (MG).
Segundo Tuany Polo, franqueada da RE/MAX Lounge (Ribeirão Preto/SP), a mudança de comportamento é clara. “Se antes o sobrado era símbolo de status, hoje a geração 60+ busca praticidade e funcionalidade. O maior desafio é conciliar diferentes gerações no processo de compra, filhos e netos muitas vezes influenciam nas decisões e nem sempre têm os mesmos critérios.”
A demanda crescente desse perfil de clientes coincide com um momento positivo do setor. De acordo com o levantamento elaborado pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, no segundo trimestre de 2025, foram comercializados 102.896 imóveis, movimentando cerca de R$ 68 bilhões.Esse cenário abre espaço para produtos voltados ao público sênior, como apartamentos acessíveis, condomínios com infraestrutura de lazer e serviços de conveniência.
Para William Silva Pimenta, franqueado da RE/MAX Ponto (Jaguariúna/SP), a busca por imóveis em regiões com centros médicos e opções de lazer ao ar livre vem ganhando destaque. Já Cristiano Silvio Fernandes de Camargo, da RE/MAX Ventura (Araraquara/SP), observa que “a influência dos filhos e netos é decisiva". Enquanto os avós preferem bairros tradicionais, os filhos buscam infraestrutura em condomínios e os netos optam por imóveis compactos com lazer integrado”.
Além da adaptação no portfólio de imóveis, a RE/MAX Brasil tem investido na formação e no suporte aos seus corretores, estimulando práticas como escuta ativa, empatia, gestão de conflitos e uso de ferramentas visuais para facilitar o entendimento do cliente.
Os resultados refletem essa estratégia: a cada 25 minutos um imóvel é vendido pela rede no País. Nos últimos 12 meses, 43 mil famílias foram atendidas, com um avanço no número de profissionais que, atualmente, está na média de 11,5 corretores por unidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO VITOR RUVOLO NAVARRO
[email protected]
FONTE: www.remax.com.br