A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE) revelou, em novo levantamento realizado com seus associados, as estratégias adotadas pelo setor para enfrentar a queda de consumo típica da baixa temporada. Os dados indicam que a indústria tem investido em diversificação de portfólio, gestão de capital humano e fortalecimento de canais de distribuição como principais táticas para garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo do mercado.
A diversificação de produtos se mostra uma resposta estratégica à sazonalidade. Uma parcela expressiva, 31,3% dos entrevistados, tem apostado na inclusão de itens que não são sorvetes em seu portfólio, como bebidas quentes, para manter o interesse dos consumidores. O desenvolvimento de produtos complementares é a escolha de 12,5% das empresas , enquanto 6,3% optam por lançar linhas de sorvetes com sabores e perfis mais quentes, alinhados ao clima.
Na gestão de pessoas, o período de menor demanda tem sido utilizado para a otimização da operação. A concessão de férias coletivas é uma ação adotada por 37,5% das indústrias. Um percentual idêntico, 37,5%, opta por manter o quadro de funcionários, mas com uma abordagem estratégica. Para 31,3% dos respondentes, a solução é a realocação de pessoal para áreas como manutenção e desenvolvimento de novos produtos, qualificando a equipe e aprimorando processos internos. "Os dados indicam que o setor está utilizando a baixa temporada para se fortalecer, investindo na qualificação das equipes e no aprimoramento da operação", afirma Martin Eckhardt, presidente da ABRASORVETE. "É um sinal de maturidade e mostra que a indústria não apenas supera desafios, mas utiliza este período como uma oportunidade estratégica para se preparar para o próximo ciclo de crescimento.
"No campo das iniciativas de mercado, a pesquisa destaca que 37,5% das empresas priorizam a participação em feiras importantes do setor. Além disso, o foco em campanhas de marketing digital e o fortalecimento da atuação em canais de food service, como restaurantes e cafeterias, são estratégias adotadas por 25% dos respondentes, cada. "A presença ativa em feiras importantes do setor é um termômetro para as tendências de mercado e uma plataforma crucial para firmar parcerias e gerar novos negócios", conclui Martin. "Esses encontros são essenciais para garantir que a indústria se mantenha relevante e competitiva ao longo de todo o ano".
Sobre a ABRASORVETE: A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis foi fundada em 2020 e é hoje a voz oficial do mercado de sorvetes no Brasil. Por sua representatividade nacional, tornou-se referência na consolidação de dados e informações do setor, posicionando-se como uma entidade que entende as necessidades e potencialidades dos empresários para, através da comunicação, união e cooperatividade, estar presente e atuante na defesa dos interesses de
todos os atores da cadeia produtiva do sorvete e outros gelados comestíveis. Dentre os quatro principais objetivos da ABRASORVETE estão: 1) Redução da carga tributária de toda cadeia produtiva; 2) Elevação do consumo per capita de sorvetes no Brasil com projetos como a Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos; 3) Valorização do produto e da indústria brasileira de sorvetes e 4) Fortalecimento e representatividade devida ao setor junto às autoridades e órgãos competentes. Saiba mais em @abrasorveteoficial.
Assessoria de imprensa ABRASORVETE - www.malicontent.com.br
Maira Escovar - [email protected] | (11) 98578-2135
Laila Abou - [email protected] | (11) 99183-3223
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAILA ABOU MAHMOUD
[email protected]