“Incentivo à leitura e formação de novos leitores passa pelo digital”, diz diretor da Bookwire
No cenário do menor índice de leitores dos últimos 23 anos no Brasil, distribuidora destacou, em encontro da CBL, como e-books, audiobooks e bibliotecas on-line podem ajudar a reverter esse quadro
FERNANDA VENTURA
25/09/2025 17h22 - Atualizado há 2 horas
Banco de Imagem - Unsplash
De acordo com dados da última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, de 2019 para 2024 o número de leitores no país caiu de 100,1 para 93,4 milhões. O mercado editorial discute maneiras de formar novos leitores e é neste cenário que Marcelo Gioia, diretor da distribuidora digital Bookwire, vem ampliando a participação em eventos do setor com abordagens. sobre o papel de e-books e audiolivros De acordo com o executivo, “o estímulo à leitura, considerando mudança de comportamento e novos hábitos de consumo, passa pelo digital. Não no sentido de substituição dos livros ou bibliotecas tradicionais, mas de complementaridade, com conteúdos multiplataforma. No caso dos audiobooks, ainda há a questão da acessibilidade, com inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência visual”. Com base no catálogo de mais de 3 mil audiolivros narrados, a receita em 2024 relativa ao consumo real e orgânico de audiolivros teve aumento de 100% na comparação com 2023, conforme informa a empresa. O gênero ficção foi o mais consumido no ano passado, representando 35% da receita. Negócios ficaram com 17% e Desenvolvimento Pessoal com 12%. Já entre os e-books, dos 135 mil títulos digitais no Brasil, 91% têm esse formato. Segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da própria CBL, o faturamento das editoras com conteúdo digital cresceu 21,6% em 2024, em relação ao ano anterior, sendo 16% o aumento real, descontada a inflação. O mesmo estudo mostrou que as bibliotecas virtuais representaram 44% desse resultado. Debate entre especialistas O debate sobre leitura em ambientes digitais pautou o 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e, na abrangente programação sobre desafios e oportunidades de mercado, a Bookwire, distribuidora de livros digitais, participou da mesa “Novos leitores: incentivando a leitura com e-books, audiobooks e bibliotecas digitais”, que teve a participação de Isadora Cal, Head Global de Channel Operations da Bookwire. Para ampliação do debate, também participaram da mesa sobre novos leitores e incentivo à leitura: Antônio Hermida, Gerente de Produtos Digitais da Companhia das Letras, e Adriana Alcantara, Country Manager da Audible Brasil. A mediação foi feita pelo jornalista Leonardo Neto. Esse foi um dos temas selecionados pela CBL, voltados para os profissionais do setor. Outros, como curadoria de acervos, aquisições e avanços do ESG na indústria, fizeram parte da programação. O evento ocorreu de 20 a 22 de agosto no Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá, litoral de São Paulo. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA CRISTINA VENTURA MANERA
[email protected]