MENU

Brasileiros com visto para os EUA devem ficar atentos a novas regras de controle

Atualizações no sistema americano de verificação de vistos podem afetar estudantes, turistas e profissionais

JACY ABREU
24/09/2025 22h19 - Atualizado há 3 horas
Brasileiros com visto para os EUA devem ficar atentos a novas regras de controle
FreePik
Brasileiros com vistos válidos para os Estados Unidos devem prestar atenção às novas diretrizes do governo americano, que está reforçando os critérios de permanência no país. Um sistema automatizado vem sendo utilizado para revisar dados públicos e históricos de estrangeiros, o que já causou mudanças no status de algumas autorizações de entrada.

A nova abordagem, que inclui análises recorrentes mesmo após a emissão do visto, considera também informações disponíveis online. O objetivo, segundo fontes oficiais, é garantir que os requisitos de elegibilidade continuem sendo atendidos ao longo do tempo.
Para o advogado brasileiro Murtaz Navsariwala, que atua há mais de 15 anos nos Estados Unidos com foco em processos legais de entrada e permanência, o principal conselho é manter todos os registros em ordem e agir dentro dos limites do visto concedido. Segundo ele, o novo sistema busca detectar inconsistências ou falhas formais, e quem cumpre as exigências não tem motivo para preocupação, desde que esteja bem orientado.

Entre os principais cuidados recomendados, Murtaz destaca que turistas devem respeitar rigorosamente o período de estadia autorizado, manter documentos que comprovem a viagem de volta ao Brasil e evitar qualquer atividade que possa ser confundida com trabalho. Já estudantes precisam estar atentos às obrigações do programa acadêmico, manter vínculo com a instituição de ensino e não realizar mudanças no curso sem notificação oficial. No caso de profissionais com visto temporário, a atuação deve seguir exatamente o que foi autorizado, sem alteração de cargo ou empregador sem a devida comunicação às autoridades. Para quem ainda está em processo de solicitação, é importante ter todos os documentos organizados e demonstrar clareza durante a entrevista, especialmente em relação ao histórico profissional, acadêmico e à presença digital.

Murtaz reforça que o cenário atual exige mais cuidado com os aspectos formais e atenção a detalhes que antes eram vistos como secundários. Pequenos erros, hoje, podem trazer consequências significativas. A recomendação é sempre buscar informações confiáveis e, quando possível, contar com o suporte de profissionais especializados para evitar imprevistos.

Sobre Murtaz Navsariwala
Advogado especializado em imigração para os Estados Unidos, Murtaz Navsariwala combina formação em Economia e História pela Northwestern University com doutorado em Direito pela Indiana University Bloomington.
Com mais de uma década de atuação na área, e uma taxa de aprovação de 99,5%, Murtaz lidera o Murtaz Law, escritório sediado em Illinois (EUA) e reconhecido por sua excelência em vistos de trabalho, com destaque para o EB-2 NIW. Sua formação multidisciplinar, que combina Direito, Economia e História, contribui para uma abordagem sistêmica e estratégica dos temas migratórios, oferecendo interpretações claras e fundamentadas mesmo diante de assuntos complexos ou controversos.

Para mais informações, entrevistas ou colaborações com reportagens sobre temas relacionados à entrada legal nos Estados Unidos, mobilidade internacional, carreira ou educação, o contato é feito via assessoria de imprensa.

Jacy Abreu – Assessoria de Imprensa
[email protected]
WhatsApp: (11) 9.96250.7303
Instagram: @lumepresscomunicacao


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JACYLETE MARIA ABREU DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.