MENU

Com entrada gratuita, Festival Paredão Ocupa o Museu terá cinema, debates, feira gastronômica e atividades infantis no CCBB Brasília

Programação, de 26 a 28 de setembro, destaca a diversidade sonora e os impactos sociais e culturais dos ritmos periférico.

PREZZ COMUNICAçãO
24/09/2025 15h59 - Atualizado há 3 horas
Com entrada gratuita, Festival Paredão Ocupa o Museu terá cinema, debates, feira gastronômica e atividades
Divulgação

 

 

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) apresenta de 26 a 28 de setembro a primeira edição do Festival Paredão Ocupa o Museu. Gratuito, o evento celebra a diversidade cultural dos paredões, destacando o funk carioca, a aparelhagem paraense e o reggae maranhense, e reúne atrações como Aparelhagem Crocodilo, Bonde das Maravilhas, Radiola Freedom FM, A Coisona, Rayssa Dias e Paredão do Hulk. Os ingressos serão liberados três dias antes de cada data do evento, pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria.

 

Além dos shows, o festival oferece sessões de cinema, debates, atividades infantis e feira gastronômica, proporcionando uma imersão completa nas culturas de sistemas de som e comunidades periféricas. A programação inclui produções nacionais e internacionais, como o episódio Hoje Tem Paredão? da série Favela.doc, ainda em finalização e exibido pela primeira vez em Brasília, o curta Amplificadas, inédito no Brasil, e o documentário Ginga Reggae na Jamaica Brasileira, que explora a cena reggae de São Luís do Maranhão.

 

O Festival Paredão Ocupa o Museu promove ainda uma série de encontros entre referências da cultura dos paredões e estilos musicais periféricos. Especialistas debatem os diferentes sotaques e vertentes do funk no Brasil, a potência cultural e econômica de alguns dos principais soundsystems do Brasil e da Colômbia e a criatividade e lógica de mercado do reggae maranhense. Entre os convidados estão Célia Sampaio, Anderson do Paraíso, GG Albuquerque, Rain, Núbia, Samuel Estrella e outros nomes importantes do cenário.

 

Confira a programação completa do festival

 

Sexta-feira, 26/09

 

- 15h às 16h30 – Sessão Juventude - Mostra de Cinema

- Local: Cinema

Voltada a estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, a sessão exibe os curtas Amplificadas (Hans Fhilip / México e Colômbia / 2025 / 19’44) e Fluxo (Felipe Barbosa / São Paulo / 2024 / 15’), seguidos de debate com a produtora Rain. Após a conversa, haverá tour guiado pelo CCBB e pelo espaço do festival.

 

- 17h às 18h30 – Debate Funk é tudo uma coisa só?

Local: Cinema

Criadores de funk de diferentes gerações e sotaques discutem as vertentes do movimento, da equipe clássica dos anos 90 ao passinho pós-2010 carioca, incluindo o funk sombrio de Belo Horizonte e o brega funk pernambucano.

 

- 19h às 20h – Sessão Primeiro Corte - Mostra de Cinema

Local: Cinema

Exibição do episódio Hoje Tem Paredão? da série Favela.doc, seguido de debate com a diretora Viviane Ferreira, Amanda Bittar (produtora executiva), Guilherme Tavares (produtor executivo) e Ada Souza (montagem/edição). A produção do Distrito Federal é exibida pela primeira vez em Brasília, junto do filme Amplificadas, inédito no Brasil.

 

Sábado, 27/09

 

- 15h às 17h – Masterclass Paredões de som pelo Brasil

Local: Cinema

GG Albuquerque conduz aula sobre a história e a prática dos paredões em diferentes regiões do país.

- 15h30 às 16h30 – Carimbó para crianças

Local: Ao lado do parquinho

Atividade lúdica com Amanda Lopes, apresentando a cultura do carimbó às crianças.

 

- 17h às 18h30 – Debate Pavilhão Sonoro – a trama dos paredões

Local: Cinema

Responsáveis por diferentes paredões discutem impacto social, fortalecimento da autoestima local e engenharia sonora desses sistemas.

 

- 19h às 20h30 – Sessão Curtas - Mostra de Cinema

Local: Cinema

Exibição dos filmes Rock Doido (Gaby Amarantos, Guilherme Takshy e Naré Pará / 2025 / 21’), Hoje Estamos Aqui (Darien Lamen / Pará / 2021 / 20’), Leona (Clara Soria e Hugo Resende / São Paulo e Pará / 2023 / 28’46) e A Queda do Céu | Aquilo que os Jovens chamam de Música Cap. II (Fernando Nogari / Pará / 2018 / 15’26).

 

Domingo, 28/09

 

- 14h às 15h30 – Debate Toca Reggae! Dimensões deste mercado e cultura no Brasil

Local: Cinema

Representantes do reggae maranhense discutem a importância do gênero para a identidade cultural, sua circulação regional e os desafios de expandir seu alcance nacional e internacional.

 

- 15h30 às 16h30 – Bumba-Meu-Boi Encanto de Itapoã

Local: Ao lado do parquinho

Atividade infantil lúdica para crianças.

 

- 15h30 às 16h30 – Sessão Soundsystem - Mostra de cinema

Local: Cinema

Exibição do documentário Ginga Reggae na Jamaica Brasileira, que mergulha na cena reggae de São Luís do Maranhão, e do curta Amplificadas, explorando diferentes culturas de sistemas de som e suas relações com as comunidades.

Classificação indicativa e ingressos

Debates, sessões de cinema e a feira gastronômica do Festival Paredão Ocupa o Museu, a partir das 14h, têm classificação livre, permitindo a participação de público de todas as idades. Os shows, na sexta e no sábado a partir das 20h e no domingo a partir das 16h30, são destinados a maiores de 18 anos.

Os ingressos podem ser retirados em lotes a partir de três dias antes de cada dia de programação, pelo site bb.com.br/cultura ou diretamente na bilheteria do CCBB Brasília. No dia do evento, a entrada estará sujeita à disponibilidade de ingressos, que serão liberados exclusivamente na bilheteria.

Sobre o Paredão

O Festival é um encontro de grandes estruturas sonoras com distintas musicalidades de locais periféricos e dos interiores do país. Recriaremos uma experiência imersiva na área externa do CCBB, levando o universo cultural desses paredões. Serão três noites gratuitas no CCBB Brasília, cada uma destinada a um estilo musical diferente: Paredão de funk na sexta, Aparelhagem do Pará no sábado e Radiola de Reggae do Maranhão no domingo

Além dos shows, terá a participação de VJs convidados, que se encarrega das projeções de vídeo ao vivo, além de mostra de cinema, ciclo de debates, master class, atividades infantis e feira gastronômica. A programação pode ser encontrada no site bb.com.br/cultura e nos perfis do Instagram @ccbbbrasilia e @festivalparedao

Jasmine Giovannini, Diretora Artística Musical, destaca que “O festival conecta cenas de paredão sonoros do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Brasília, trazendo para um dos principais centros culturais do Brasil as festas e os ritmos que movimentam seus territórios. Propomos conectar manifestações que possuem muitas similaridades entre si, mas estão distantes geograficamente. Para além disso, buscamos valorizar e reafirmar nosso compromisso com a diversidade e com os criadores que transformam as periferias e os interiores do país.”

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem como objetivo reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis. Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias, salas de cinema e teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas. Em 2022, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

Acessibilidade

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional

O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo

Horários da van – De quinta a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30

SERVIÇO

Festival Paredão Ocupa o Museu

Data: 26, 27 e 28 de setembro
Local: CCBB Brasília
Entrada: gratuita

Classificação: debates, filmes e feira gastronômica, a partir de 14h, têm classificação livre | shows, sexta e sábado a partir das 20h, domingo a partir das 16h30, têm classificação para público acima de 18 anos

Ingressos: Retirada em lotes três dias antes de cada data, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria, sendo que no próprio dia os ingressos serão liberados somente na bilheteria

Confira a programação completa no site bb.com.br/cultura e no Instagram do CCBB Brasília e do Paredão: @ccbbbrasilia e @festivalparedao

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília - DF

E-mail: [email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.