Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o edital "Mentoria para Escritoras Negras". A iniciativa do Ministério da Igualdade Racial, da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Euclides da Cunha vai selecionar 20 escritoras para participarem de mentorias coletivas e individuais.
Para concorrer é preciso ser mulher negra autodeclarada, brasileira e maior de 18 anos. Além disso, no formulário eletrônico, deve ser apresentado memorial descritivo da trajetória de leitura e de formação literária e documento de identidade com foto.
"Esse é uma valorização e investimento naquelas que multiplicarão conhecimento de promoção da igualdade racial, o que é mais um tijolinho no caminho para um Brasil mais justo e com oportunidade para todos", explica a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
As selecionadas participarão de diferentes atividades entre outubro de 2025 e janeiro de 2026 e terão a oportunidade de refletir sobre conceitos, gêneros textuais, o mercado editorial, estratégias e execução de campanha de lançamento:
Autorias afro literárias e obras individuais (04/11/2025): Propósitos, metas e resultados. A escrita literária: gêneros textuais, discursos e linguagens. Poesia, narrativa ou drama? Em qual gênero escrever? Qual o tipo textual adequado?
Existiria uma receita para a escrita literária de mulheres negras? (11/11/2025): Tensões entre literaturas da África e da Diáspora Negra. Projetos literários de diferentes escritoras africanas e afro diaspóricas.
Escrever para quem? – relações entre autoria e público leitor na perspectiva da recepção textual (18/11/2025): Algumas dinâmicas da leitura literária. Especificidades da leitura crítica. Estratégias de escrita criativa best-seller.
Escrever ou vender? (25/11/2025): Especificidades do mercado editorial (atores, funcionamento e perspectivas). Planejamento, estratégias e execução de campanha de lançamento editorial.
Escritoras negras no mercado editorial: nicho comercial, afirmação e resistência antirracistas ou o quê? (02/12/2025): As nuances editoriais do/no Brasil: gênero, raça e classe. Tendências, vanguarda e comercialização.
Orientações individuais (09/12/2025 e 13 e 20/01/2026).
Publicizando a sua obra: edição, investimentos, apoios e incentivos (20/01/2026): Apresentação de projetos finais, sendo contempladas as condições básicas de elaboração e/ou finalização da escrita literária de obra a ser encaminhada a editoras, inscrita em projetos culturais e editais de incentivo, ou fomentada por coletivos literários, organizações sociais, empresas públicas e/ou privadas.
O objetivo da mentoria é impactar positivamente o potencial de recepção e de circulação das suas obras afro literárias. Além disso, vai consolidar uma rede de contatos entre as escritoras negas e apresentar caminhos para a proposição de projetos editoriais, assim como para a captação de recursos.
"A literatura é um espaço de criação e de disputa de narrativas. Por muito tempo, as histórias e as vivências das mulheres negras foram invisibilizadas e agora queremos contribuir para que essas vozes circulem com força, alcancem novos públicos e sejam reconhecidas em sua potência", afirma o reitor da UFF, Antonio Claudio Nóbrega.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]