À medida que o tempo passa, o marketing se desenvolve e ganha novas estratégias e modos de produção para engajar o público, transformando campanhas e ações em vendas. Seja com ativações de marca, influenciadores ou propagandas audiovisuais, o objetivo é sempre o mesmo: convencer o público consumidor a adquirir algum produto ou serviço.
Assim, o primeiro passo de um bom planejamento deve ser a definição de quem é o público-alvo. Quem é? O que faz? Como faz? Por que faz? Onde faz? Essas e tantas outras perguntas, vão trazer as respostas que destacam as grandes campanhas no mercado. Investimento e criatividade são extremamente importantes nas ações de marketing, claro, mas quando o propósito e o tom de voz se encaixam com a persona, a mensagem central dificilmente apresenta ruídos.
E uma das melhores formas de uma marca engajar seu público é a experiência. Isso porque as experiências se tornam histórias que os consumidores levam para a vida, como defende a sócia-diretora da Estalo, agência de marketing 360ª, Maíra Holtz: “Quem entende como despertar os sentimentos e as emoções do público conquista espaço, relevância e impacto capazes de levar ao aumento das vendas à fidelidade do cliente.”
Nestlé e regionalização no São João
As experiências durante as comemorações do São João no Nordeste carregam um ponto singular por conta da cultura regional. Por isso, as marcas precisam ter muita atenção com o que será entregue ao público, para atender as representações e os símbolos culturais.
“Priorizamos construir experiências autênticas, respeitando narrativas e fortalecendo, através do nosso trabalho, a identidade cultural do nosso território. Mais do que organizar eventos e promover experiências de marcas, nosso objetivo é gerar valor para os envolvidos e impulsionar as festas de São João, por exemplo, como um dos maiores movimentos culturais e de mercado do país”, conta Maíra.
As marcas Nescafé, Farinha Láctea e Mucilon, da Nestlé, por exemplo, promoveram espaços interativos com experiências para toda a família nas principais festas do país: Caruaru e Campina Grande. A programação teve brincadeiras temáticas, degustação de drinks e receitas típicas, forró, e espaços voltados à infância, com leitura, contação de histórias e brincadeiras na Bebeteca.
“É muito importante diferenciar as ações de uma mesma marca para se conectar especificamente com cada público consumidor. Mais do que diferenciar, inovar”, ressalta a sócia-diretora da Estalo.
Engov After, Léo Santana e Carnaval
Em fevereiro deste ano, por exemplo, o cantor Léo Santana, um dos maiores nomes do Carnaval brasileiro, firmou parceria com a Engov, marca da Hypera Pharma, para lançar o novo sabor Pink Lemonade. A escolha teve o objetivo de estreitar a conexão com o público jovem e intensificar a presença da marca durante as festividades.
Em parceria com a Estalo, a marca preparou diversas ações de live marketing com Léo Santana para levar a energia da Engov aos foliões. “Nosso desafio foi mostrar, de forma efetiva, como o Engov After faz parte dos momentos felizes da vida das pessoas. Com a agitação, conseguimos promover uma interação prática, levando aos foliões uma experiência direta com os benefícios da marca”, diz Maíra Holtz.
Nespresso, energia, bem-estar e sabor
Para apresentar as novas cápsulas Vivida (com B12) e Active (com B6), que unem funcionalidade e prazer no ritual do café, a Nespresso, também da Nestlé, preparou um evento exclusivo com influenciadores. As pessoas presentes puderam aproveitar um roteiro personalizado para equilibrar energia, bem-estar e sabor.
Houve Yoga ao ar livre, masterclass com barista, drinks personalizados com café e um brunch recheado de boas conversas. “Essa ativação traduziu o lifestyle do público-alvo das cápsulas em uma atmosfera única e memorável. Assim, transformamos o propósito da marca em experiência que gera valor nas conexões”, complementa a sócia-diretora da Estalo.
Sobre a Estalo
Agência de marketing 360º que assina criações e ativações para marcas como Ambev, BRF, Nestlé, H2OH!, Pepsi, IFOOD, Mercado Pago, Sanofi, entre outras. Com atuação nacional e 18 anos de experiência no mercado, conta com escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Especialista em live marketing, soma ao seu portfólio serviços como estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos. Reconhecida como a agência do Carnaval, há 10 anos é responsável por toda a operação de vendas de produtos Ambev com vendedores nas ruas de Salvador, já atuando também nas festas de Recife, Olinda e São Paulo. Já assinou ativações para marcas como 99, Guaraná Antarctica e Seda, por exemplo, durante os principais carnavais do Brasil. Mais informações: @estalobr
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FABIO DESPONTIN MALVEZZI
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