São Paulo, 18 de setembro de 2025 – No dia 25 de setembro, às 18h, o 30% Club Brazil – movimento global que promove a igualdade de gênero nos conselhos de administração das 100 principais companhias do mercado de capitais brasileiro (IBrX100), realizará evento sobre equidade de gênero nos conselhos de administração de empresas estatais e de economia mista. A iniciativa, que será transmitida on-line, contará com a mediação de Anna Guimarães, presidente do Conselho Consultivo do movimento no Brasil, e a participação de Valéria Café, CEO do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e Flávia Mouta, diretora de Emissores e Relacionamento na B3.
O encontro ocorre em um momento decisivo para a pauta: a recente sanção da Lei 15.177/2025, que estabelece cotas progressivas para mulheres em conselhos de empresas públicas e sociedades de economia mista, culminando em 30% de participação feminina até a terceira eleição após a entrada em vigor da norma.
Para Anna Guimarães o equilíbrio de gênero é essencial porque somos complementares. Anna tem sido uma das vozes mais influentes na luta pela equidade de gênero no Brasil. “A nova legislação brasileira reforça esse movimento, exigindo que empresas como Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras reservem gradualmente vagas para mulheres em seus conselhos, com 30% das cadeiras destinadas a mulheres até a terceira eleição, sendo 30% dessas vagas reservadas a mulheres negras ou com deficiência”, esclarece Anna.
“O alinhamento entre governança e reputação não apenas auxilia na superação de crises, mas também contribui para a criação de valor contínuo para todos os públicos envolvidos”, pontua Valeria Café. À frente do IBGC, ela tem se destacado por integrar governança corporativa com reputação institucional.
Como diretora de Emissores e Regulamentos da B3, Flávia Mouta tem conduzido iniciativas relevantes em governança corporativa, diversidade e inclusão no mercado de capitais brasileiro. “A inclusão de mulheres nos conselhos de administração é um avanço essencial para tornar as empresas mais representativas e resilientes”, afirma Flávia.
O webinar será uma oportunidade para debater os impactos da nova lei, compartilhar boas práticas e inspirar lideranças a promoverem culturas organizacionais mais inclusivas e representativas.
Sobre o 30% Club Brazil
O 30% Club é um movimento global iniciado na Inglaterra que trabalha para influenciar Presidentes de Conselho e CEOs a tomarem medidas concretas para aumentar a diversidade de gênero nos conselhos e na alta liderança das empresas listadas nas bolsas de valores dos países do G20.
Nossas metas no Brasil são:
1) Alcançar pelo menos 30% de mulheres nos Conselhos de Administração das empresas do IBrX 100 até 2026.
2) Alcançar até 50% de mulheres nos Conselhos de Administração das empresas do IBrX 100 até 2030.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KESLY LORRANE FERREIRA CORDEIRO
[email protected]