MENU

Check Point Software adquire a Lakera em um esforço para proteção de IA empresarial

Esta aquisição representa um marco na redefinição da segurança cibernética para a era da IA, permitindo que as organizações inovem com confiança por meio da plataforma de segurança nativa de IA criada para proteger todo o ciclo de vida da inteligência artificial

JULIANA VERCELLI
16/09/2025 17h39 - Atualizado há 4 horas
Check Point Software adquire a Lakera em um esforço para proteção de IA empresarial
Equipe da Lakera em Zurique (Suíça)
A Check Point Software anunciou que firmou um acordo para adquirir a Lakera, uma das principais plataformas de segurança nativa de Inteligência Artificial (IA) no mundo para aplicações de IA Agêntica (Agentic AI).

Com essa aquisição, a Check Point Software estabelece um novo padrão em cibersegurança, tornando-se capaz de oferecer um conjunto de segurança em IA de ponta a ponta, projetado para proteger empresas à medida que aceleram sua jornada com inteligência artificial.

“A IA está transformando todos os processos de negócios, mas também introduz novas superfícies de ataque”, diz Nadav Zafrir, CEO da Check Point Software Technologies. “Escolhemos a Lakera porque ela oferece segurança nativa de IA, com precisão superior e velocidade em escala. Juntos, estamos estabelecendo a referência de como as empresas devem adotar e confiar na IA.”

As empresas estão incorporando rapidamente grandes modelos de linguagem (LLMs), IA generativa e agentes autônomos em fluxos de trabalho centrais. Isso acelera a inovação, mas também amplia a superfície de ataque desde a exposição de dados e manipulação de modelos até os riscos introduzidos pela colaboração entre múltiplos agentes e pela tomada de decisão autônoma. À medida que os dados se tornam o novo executável e a “Internet dos Agentes” (IoA) começa a tomar forma, a segurança nativa de IA em tempo real torna-se um imperativo de negócios.

A Check Point Software já protege essa transformação por meio de suas soluções e tecnologias como GenAI Protect, da segurança de SaaS e APIs, da prevenção avançada contra perda de dados e de defesas impulsionadas por Machine Learning (ML) para aplicações, nuvem e endpoints.

Com a Lakera, a Check Point Software amplia essas capacidades para oferecer um dos primeiros conjuntos de segurança em IA de ponta a ponta do mercado. Ao combinar a proteção em tempo de execução da Lakera com a arquitetura Check Point Infinity, baseada em IA, as empresas podem proteger todo o ciclo de vida da inteligência artificial — modelos, agentes e dados — permitindo que inovem com confiança, em escala e sem compromissos.

“A Lakera foi criada especificamente para a era da IA, com segurança em tempo real e pesquisa no centro de sua atuação”, afirma David Haber, cofundador e CEO da Lakera. “Ao nos unirmos à Check Point Software, podemos acelerar e ampliar nossa missão globalmente. De forma conjunta, vamos proteger LLMs, IA generativa e agentes com a velocidade, a precisão e os mecanismos de segurança que as organizações precisam para adotar a inteligência artificial com confiança.”

Fundada por especialistas em IA oriundos do Google e da Meta, a Lakera foi projetada especificamente para ambientes nativos de IA. A empresa mantém grandes centros de P&D em IA em Zurique (Suíça) e San Francisco (EUA). Suas soluções principais, Lakera Red e Lakera Guard, oferecem avaliações de postura antes da implantação e aplicação em tempo de execução e em tempo real para proteger LLMs, agentes de IA e fluxos de trabalho multimodais.

A plataforma da Lakera combina proteção avançada em tempo de execução com Red Teaming contínuo, reforçado pelo Gandalf, uma das principais redes mundiais de IA. Essa abordagem única garante defesas em constante evolução, capazes de se antecipar a novas ameaças de IA, dando às empresas confiança para implantar inteligência artificial de forma segura e em escala. A Lakera conta com a confiança de empresas da Fortune 500 no mundo todo e possui uma equipe de 11 PhDs, o que garante rigor técnico e resiliência de nível empresarial.

Pontos fortes da plataforma Lakera:

Proteção nativa de IA: desenvolvida desde o início para IA, a Lakera protege LLMs, IA generativa e agentes em prompts, RAG (Geração Aumentada de Recuperação) e MCP (Protocolo de Contexto do Modelo), fornecendo defesas em tempo real contra injeção de prompt, vazamento de dados e manipulação de modelos.
Desempenho comprovado em escala: oferece taxas de detecção acima de 98%, com latência inferior a 50ms e taxa de falsos positivos abaixo de 0,5%, garantindo que as empresas possam proteger cargas de trabalho baseadas em IA sem comprometer velocidade ou precisão.
Inteligência contínua: alimentada por mais de 80 milhões de padrões adversariais do Gandalf e apoiada por uma equipe dedicada de pesquisa em IA, a plataforma da Lakera adapta-se constantemente a ameaças emergentes de IA.
Cobertura global: suporta mais de 100 idiomas, possibilitando proteção para empresas em todo o mundo.

Após a conclusão da aquisição, a Lakera formará a base do Centro Global de Excelência em Segurança de IA da Check Point Software, acelerando pesquisas, inovações e integrações em segurança de IA em toda a Plataforma Check Point Infinity, estabelecendo a empresa como líder global na proteção das organizações movidas por IA e na definição do futuro da segurança em inteligência artificial.

A transação deve ser concluída no quarto trimestre de 2025, sujeita às condições habituais de fechamento.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA VERCELLI
[email protected]


FONTE: https://www.checkpoint.com/pt/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.