Banda Sinfônica da Alma leva clássicos do rock internacional para concerto no Theatro Pedro II
Verbo Nostro
15/09/2025 14h33 - Atualizado há 4 horas
divulgação
Ribeirão Preto (SP), 19 de setembro de 2025 - Com repertório que abre espaço para clássicos do rock internacional, a Banda Sinfônica da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), mostra que nem só de Mozart, Bach e Beethoven se monta repertórios interessantes para concertos sinfônicos. No espetáculo agendado para dia 25 de setembro (quinta-feira), na sala principal do Theatro Pedro II, o grupo de 46 músicos instrumentistas, regido pelo maestro José Matsumoto, convida o público de Ribeirão Preto a ouvir músicas de grupos como Queen, Metallica, Nirvana, Iron Maiden e Led Zeppelin, entre outros artistas, a partir de uma diferente perspectiva musical e harmônica. O cantor Ozzy Osbourne, falecido recentemente, também será homenageado. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 19 horas.
O compilado das canções reunidas para esta apresentação é assinado por diversos arranjadores, como Sean O’Loughli, Patrick Roszel, Wolfgang Wossner, Philip Sparke, Paul Murtha e pelo maestro José Matsumoto, também professor da Alma na disciplina de práticas de orquestra. No palco, flautins, flautas, oboés, clarinetes, clarones, saxofones alto e tenor, trompas, trompetes, trombones, eufônios, tuba e percussão serão os instrumentos utilizados para dar vida às adaptações que transportam canções do rock para o universo sinfônico. “É um repertório bonito e animado, mas bastante desafiador, com muitos elementos técnicos que conduzem os alunos a elevar o nível técnico de execução”, comenta Matsumoto.
O programa está estruturado para 50 minutos e o maestro ressalta que todos os estudantes protagonizarão trechos importantes do concerto. “É um espetáculo que funciona como uma mostra do final de uma etapa de desenvolvimento técnico individual e aprendizads coletivos. Os próprios ensaios são aulas em que trabalhamos habilidades diversas que serão colocadas para jogo no espetáculo. No entanto, o controle das emoções, que é parte integrante e importante do processo de formação, é uma vivência que os alunos só experimentam na hora da apresentação”, ressalta o maestro e professor.
Como o grupo de estudantes é heterogêneo em relação à idade e ao grau de aprendizado, o maestro reforça a importância de eventos como esse na composição formativa dos alunos da Alma. “Os alunos fazem aulas individuais, aprendendo e desenvolvendo as técnicas específicas de seus instrumentos. Meu trabalho é reuni-los para o exercício de aplicação de suas habilidades de forma conjunta”, pontua.
Para Dulce Neves, presidente da Alma, o concerto cumpre dois papéis fundamentais: a prática dos estudantes e a oferta de um programa cultural de alta qualidade para a cidade. “Todas as apresentações públicas dos alunos da Academia são pensadas e preparadas com extremo cuidado e dedicação pelo nosso corpo docente, para entregar espetáculos que não somente reflitam a proposta e o compromisso da escola, mas que também funcione como um tempo alegre e marcante para a plateia”, explica.
A realização do concerto integra o programa pedagógico da Alma no espectro da prática dos alunos e são uma devolutiva da Academia às famílias, aos patrocinadores da escola e à comunidade. “Levar os ensinos da sala de aula para espaços oficiais de espetáculos são vivências fundamentais para a evolução dos estudantes e, por isso, a cada semestre temos essa agenda”, finaliza a presidente da Alma.
Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia - Cutrale, GSInima Ambient, NECTA e Usina Vertente/Tereos; Suíte - Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária - Goiasmaq, Suprir, Grupo Intelli.
SERVIÇO
Concerto da Banda Sinfônica da Alma - Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto
Data e horário: 25 de setembro (quinta-feira) | 20h
Local: Theatro Pedro II (sala principal)
Acesso: gratuito
Ingressos: distribuídos uma hora antes do início do concerto na bilheteria do teatro.
Sobre a Alma
A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.
Para conhecer mais sobre a Alma, acesse: www.almarp.com.br
www.facebook.com.br/almaribeirao, www.instagram.com/alma_ribeirao/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]
FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/