A ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica aponta, em sua pesquisa que o mercado de Energia Solar apresentou, em um ano, um crescimento de 70%, dado este que impactou, diretamente o período de pandemia. Douglas Andrade revela que o empreendimento no ramo da Energia Solar, por ser novo, é um nicho que está gerando alternativas de emprego positivas. Atualmente, trata-se de “um mercado em ascensão”, conta Douglas.
Até o ano de 2020, o Brasil saiu do 12º lugar e subiu para o 9º lugar, no ranking mundial de países que instalaram as placas fotovoltaicas. “Atualmente estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de energia com a Energia Solar. A procura por profissionais qualificados só cresce, principalmente aos que possam projetar e instalar sistemas com qualidade. O momento para investir em uma carreira e aprender sobre energia solar é o mais propício e os profissionais que tiverem uma boa formação e se dedicarem ao setor poderão aproveitar dos frutos do crescimento do setor”, afirma.
De acordo com dados fornecidos pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, o crescimento, em um ano, pela procura de instalação de Energia Solar cresceu 212% no mercado. Esse dado revela também uma contratação de 15 mil novos funcionários profissionalizados na área. Douglas nos conta que é preciso “Buscar a todo momento aquecer o mercado. Temos a Solar Power Academy que capacita as pessoas que buscam uma colocação neste mercado de trabalho ou uma reciclagem. Ofertamos cursos de instalação e logo muitos outros cursos da área virão”, revela Douglas.
“Hoje a Solar Power Photovoltaic conta com um total de 132 colaboradores que nos ajudam direta e indiretamente”, complementa Dougas. Os dados não se tratam apenas de trabalhadores que são impactados, mas também de famílias que encontram uma nova oportunidade de se sustentarem e se livrar do terrível monstro que é o desemprego. “Temos, em nosso radar, atualmente, quase 500 pessoas a terem uma condição de vida melhor, mais digna e com possibilidades de crescimento”, diz.