O ato de empreender pode acontecer por diversas motivações, sendo uma oportunidade de mercado ou até um objetivo de vida. De acordo com o Sebrae, o Brasil é o 7º país com mais empreendedores no mundo. Porém, o sucesso do negócio requer habilidades e algumas regras que precisam ser seguidas.
Com a experiência de já ter gerido mais de R$ 30 milhões em tráfego pago para negócios locais, Fred Dias listou cinco dicas que podem fazer a sua empresa alavancar.
Determine quem você vai seguir
De acordo com Fred, a primeira coisa a se fazer é buscar referências dentro da sua ideia de negócio, principalmente marcas e pessoas que mostram eficiência e resultado.
“Esse é o momento em que a pessoa entra no modo de aprendizado. Por isso escolha alguém que você gosta de ouvir, assistir e que o trabalho seja atraente. Além disso, veja se há resultado. A maioria das pessoas não verificam isso e ficam apenas no ‘gostei’. É preciso avaliar o que está ensinado e também se aquilo mostra algo na prática”, explica.
Não faça vários negócios ao mesmo tempo
Na ânsia por resultados, muitos podem “chutar” para todos os lados e ver se há algum caminho. “As pessoas não investem tempo e energia suficiente para ver o negócio dando certo. Quando colocamos um parâmetro de tempo, a pessoa tem que dar esse tempo de aprendizado. A pessoa precisa ter paciência com o processo de crescimento da jornada em relação ao que ela está apreendendo”, revela.
Tenha posicionamento
Depois de aprender, modelar e dar tempo ao processo, chega agora o momento de se posicionar no mercado. “Não se baseie no negócio do vizinho. Se alguém está cobrando caro ou barato, isso não pode mudar o seu negócio. Nunca determine o seu preço por conta do concorrente. Preze pela qualidade e o serviço de excelência”, conta.
Busque parcerias
“Você precisa estar incluso em associações e em mentorias do seu nicho para potencializar o background. Um empreendedor que não está posicionado dentro de certos grupos pode ser prejudicado na hora de expandir os negócios. Não existe ninguém autossuficiente; ciclos e pessoas precisam estar envolvidos”.
Toda empresa nasceu para ser vendida
Para fechar a lista, Fred Dias acrescenta a seguinte pergunta: esse negócio pode ser vendido?
“Se a resposta for negativa, sugiro que repense o seu negócio. Porque tudo que depende de uma continuidade familiar corre o risco de morrer na segunda geração. Foi uma coisa que aprendi com Flávio Augusto: a estabilidade não existe e sua empresa tem que ser vendida”, finaliza.