“Trançado no Céu”, EP autoral de Mariá Dourado com direção musical de Letieres Leite já está disponível

Lucas Lima
Por
Lucas Lima
Formado em Engenharia de Computação (UNIVESP), Especialista em Marketing (USP-Esalq) e em Jornalismo Digital (Faculdade Descomplica). Apaixonado por músicas, séries e cultura pop
3 Min leitura

Já está disponível o EP “Trançado no Céu” da cantora, compositora e pesquisadora musical Mariá Dourado, que tem direção musical e arranjos do maestro Letieres Leite. O maestro também é coautor da faixa “Trançado no céu”, que dá nome ao EP e reúne ao todo cinco músicas. As canções apresentam a voz doce de Mariá, que canta poeticamente, combinada a texturas sonoras de polifonias vocais que tem origem em cantos de etnias africanas, indígenas e ciganas, e trazem ainda uma roupagem moderna do pop com beats eletrônicos e instrumentos de percussão

Natural de Ibititá (Chapada Diamantina-BA), Mariá já integrou e foi vocalista das bandas Mandassaia e Trotta Mundo, nas quais circulou pelo Brasil e exterior, conquistando três prêmios em festivais. Agora a artista lança sua carreira solo, trazendo um repertório que mistura suas raízes do interior da Bahia e um nomadismo musical, com influência de diversas paisagens sonoras. “Eu trago em minhas músicas um imaginário mágico da região em que nasci, com elementos arquetípicos de texturas vocais e elementos do meu trabalho como pesquisadora na área de fisiologia vocal, linguística e antropologia da linguagem”, destaca a artista.

Mariá explica que as polifonias vocais são sobreposição de vozes, que podem estar em oposição e também em vários ritmos diferentes, mas que integram uma certa harmonia. São parte da nossa cultura ancestral, das tradições orais e circulares. É através dessas raízes e com seu olhar poético, que a artista constrói sua musicalidade. 

“Eu tenho uma forma de compor que me conecta  bem com a estética e profundidade, como que desejando traduzir um momento, como se eu fosse um filtro onde as sensações são canalizadas em forma de palavra cantada. Muitas vezes não consigo traduzir na língua portuguesa e  aí vão surgindo sons tribais”.

Sua parceria com Letieres começou quando foi convidada pelo maestro para fazer as texturas de vozes para a trilha sonora do filme “A hora aberta” da performer Gatha. E assim se iniciou um processo criativo que culminou com a finalização das músicas do EP “Trançado no céu”. O lançamento também faz uma homenagem em memória a Letieres, personalidade que tanto contribuiu para a música na Bahia e no mundo. O EP conta ainda com a participação de músicos convidados, grandes nomes do atual cenário musical baiano, como Ledson Galter, Tito Oliveira, Jordi Amorim, Tiago Nunes, Samuca Cabral e Nino Bezerra.

*As opiniões e informações apresentadas neste conteúdo são de inteira responsabilidade dos colunistas e não refletem, necessariamente, a posição editorial deste portal.

Compartilhe esta notícia
Seguir:
Formado em Engenharia de Computação (UNIVESP), Especialista em Marketing (USP-Esalq) e em Jornalismo Digital (Faculdade Descomplica). Apaixonado por músicas, séries e cultura pop
Leave a review

Leave a Review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *