Depois de se dedicar ao álbum “RE DISC COVER”, onde atestou sua versatilidade ao recriar canções do pop e do rock internacional, Gabriel Grossi retoma seu trabalho autoral com o disco “Plural”. O álbum receberá uma gama de convidados renomados e, após o primeiro single com Zélia Duncan, Lenine empresta seu vocal e carisma para a interpretação da faixa “Chamego no Salão”. A estreia da música inédita nas plataformas ganha também um clipe de animação. Este é um lançamento da Audio Porto.
“Chamego no Salão” é um xote clássico, porém gravado com uma roupagem contemporânea, e alia muito da tradição da essência do gênero nordestino a uma abordagem mais moderna com influência do jazz. A música marca a primeira parceria dos xarás Gabriel Grossi e Gabriel Moura (Farofa Carioca, Seu Jorge).
“Essa é uma música que eu gravei em 2007 no álbum ‘Arapuca’, onde eu caí de cabeça no universo do forró e na música nordestina. O que nasceu como um tema instrumental, recentemente ganhou uma letra linda escrita pelo meu xará, o talentosíssimo Gabriel Moura, amigo querido e sobrinho do saudoso Paulo Moura, que teve uma sensibilidade ímpar criando uma letra que tem tudo a ver com o clima da música. Resolvi trazer este som para o álbum ‘Plural’ dividindo um novo arranjo com meu parceiro de vida, o genial Eduardo Farias, que também ataca lindamente no piano junto com os craques André Vasconcellos (baixo) e Xande Figueiredo (bateria). E para engrandecer ainda mais, a gente tem a participação especial desse cara que é um dos meus grandes ídolos da vida. Sou fã incondicional do Lenine e eu não imaginei ninguém melhor que ele pra cantar essa música. Ele domina este universo musical como ninguém”, resume Gabriel.
Feito todo em animação inspirada em traços de xilogravuras, o clipe com direção e roteiro de Hiroshi Kuamoto ressignifica a letra da canção. Enquanto o personagem troca qualquer coisa para estar dançando um forró com a amada num desapego de bens materiais, a animação é protagonizada por pássaros em sobrevoo por paisagens urbanas e na natureza, criando assim uma leitura onde se personificam ambições, percepções e afetos diferentes dos humanos em relação à afetividade e ao passar do tempo.
Entre ambientes naturais e urbanos, a animação conta a historia de Beni e seu amor incondicional por outro pássaro, Iti. Nessa história sobre encontros e ciclos, floresce um afeto tão simples quanto voar, mas que se desprende de expectativas e ambições humanas.
Gabriel Grossi celebra uma trajetória pelos principais palcos do mundo. Indo do cancioneiro popular do país em “Brasileto”, estudo sobre a composição na música brasileira desenvolvido com Alegre Corrêa, até os covers multifacetados do novo disco “RE DISC COVER” – para citar apenas seus trabalhos mais recentes -, Gabriel Grossi coleciona parcerias, gravações e shows com grandes nomes da música. Entre eles estão Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Chico Buarque, Ivan Lins, João Donato, Dave Matthews, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Beth Carvalho, Wynton Marsalis e os próprios Zélia Duncan e Lenine, que já apareceram nos singles do novo trabalho.
“Plural” é um projeto que celebra 21 anos de carreira do harmonicista, compositor e produtor. O álbum destaca não somente seu já conhecido virtuosismo, mas principalmente seu lado de compositor, letrista e produtor. Grossi vai ao encontro de diversos artistas nacionais e internacionais oriundos de várias culturas em busca de um intercâmbio sonoro único. A construção de uma atmosfera musical a partir da junção de diferentes sotaques, composições inéditas, o cuidado único com a produção, sua marcante assinatura e a dos convidados constroem esse universo “plural”.
Entre os convidados, além de Duncan e Lenine, o trabalho irá contar com nomes como Ed Motta, Jacob Collier e Hermeto Pascoal, todos aparecendo em composições inéditas e que o público poderá conhecer ainda no primeiro semestre.
Enquanto isso, é possível conferir “Chamego no Salão” nas principais plataformas de música e no canal de Gabriel Grossi no YouTube.