Durante a conferência, a Unifesp participará como entidade científica da sociedade civil, com o propósito de ampliar a presença da ciência brasileira nas discussões globais sobre a crise climática e fortalecer o papel das universidades públicas na formulação de políticas sustentáveis. “A COP30 é um espaço estratégico para reafirmarmos o papel social da universidade pública, que produz conhecimento crítico e socialmente referenciado, conectado às necessidades do Brasil e aos desafios globais”, destaca Dan Levy, vice-presidente da Comissão COP30 da Unifesp.
A comissão foi estruturada em quatro eixos temáticos: Financiamento Climático para uma Transição Energética Justa, Mitigação, Adaptação e Resiliência Climática, Justiça Climática e Equidade e Mudanças Climáticas e Saúde Planetária. Esses temas nortearam eventos e debates realizados ao longo de 2025, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo diálogo entre ciência, tecnologia e justiça social. “Não se pode falar sobre clima sem envolver a ciência. Sem pesquisa e sem universidades, não há como compreender nem enfrentar a crise climática”, reforça Levy.
A presença da Unifesp na COP30 reforça o compromisso da universidade com a ciência pública, a equidade e a sustentabilidade socioambiental. A instituição busca consolidar-se como referência nacional em clima, cidades e justiça ambiental, ampliando redes de cooperação e incentivando novas pesquisas e programas interdisciplinares voltados à transição ecológica.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CARLA GABRIELLI BERTO
contato@aiscomunicacao.com.br







Leave a Reply