Em um esforço conjunto pela educação ambiental e pelo engajamento cívico, a comunidade da região do Rio Trapicheiro, na Tijuca, se prepara para receber a ação “Vem pro Rio!”. A iniciativa, que integra o Projeto “Esse Rio É Meu”, visa mobilizar estudantes e a população local para a importância da preservação dos rios urbanos.
O evento acontecerá no dia 19/11, das 8h às 12h, entre as ruas Heitor Beltrão e São Francisco Xavier, culminando em atividades nas margens do Rio Trapicheiro. O objetivo central é buscar a conscientização da população e o protagonismo dos alunos na causa ambiental, reforçando a visão de que “Esse Rio É Meu, Esse Rio É Nosso”.
Para as instituições parceiras, a mobilização dos estudantes é a chave para uma transformação duradoura.
Silvana Gontijo, Presidente do planetapontocom, destaca o papel da educação e da cultura no projeto: “O Projeto ‘ESSE RIO É MEU` nasceu da crença de que a educação e a cultura são as ferramentas mais poderosas para a mudança de paradigma. Ver esses jovens indo para as margens do Rio Trapicheiro, não apenas para plantar mudas, mas para expressar seu cuidado por meio da arte, da música e da poesia, comprova que o futuro dos nossos rios está nas mãos das novas gerações. Eles transformaram o ‘esgoto’ em ‘patrimônio hídrico, histórico e cultural’ e agora exigem a sua recuperação. Isso é cidadania ativa em sua plenitude.”
Tâmara Motta, Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, ressalta o compromisso da concessionária com o desenvolvimento social e ambiental: “A Águas do Rio, por meio do Programa Saúde Nota 10, participa dessa ação com uma demonstração clara do trabalho de fiscalização contra o despejo irregular de esgoto que vem sendo realizado na Bacia do Canal do Mangue, mais especificamente nos rios Maracanã e Trapicheiros. A ideia é conscientizar os alunos sobre um trabalho importante que vem contribuindo com a recuperação dos corpos hídricos e, consequentemente, da Baía de Guanabara”
Programação inclui arte, cultura e restauração do território
O evento contará com a participação ativa de professores da EM Orsina da Fonseca, que engajam os alunos em diversas atividades. Os estudantes trarão trabalhos feitos no entorno com cartazes, palavras de ordem e artes alusivas ao Rio Trapicheiro, dando visibilidade à causa.
A atividade contará com o Grupo Musical Trapiche apresentará canções brasileiras com foco no meio ambiente, incluindo clássicos como Sobradinho (Sá e Guarabyra), Panorama ecológico (Erasmo Carlos), O rio (Marisa Monte) e Bichos do mar (Lenine). Também participa o Clube de Leitura “Lendo se vai ao Longe”, com a leitura de textos e poemas temáticos. Haverá distribuição e o plantio de mudas às margens do Rio Trapicheiro.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO CARVALHO DOS SANTOS
falecomeducarvalholl@gmail.com

Leave a Reply