Mais de 2.200 pessoas vão participar da cerimônia de coroação do rei Charles III, no sábado (6). De acordo com o Palácio de Buckingham, que divulgou informações nesta segunda-feira (1º), a lista de convidados inclui representantes de 203 localidades pelo mundo, bem como agentes comunitários e de caridade.
A solenidade na Abadia de Westminster, em Londres, também incluirá vencedores do Prêmio Nobel, representantes religiosos e chefes de Estado e ministros das Relações Exteriores, disse o palácio em um comunicado.
Além desses convidados, 400 jovens representantes de organizações de caridade poderão assistir à coroação e às procissões do interior da Igreja de Santa Margarida, junto à Abadia.
O palácio vem divulgando constantemente detalhes da coroação de Charles, que deve ser menor em escala do que a da rainha Elizabeth II, realizada em 1953, mas ainda repleta de tradições que datam de 1.000 anos.
Mais de 8.200 convidados compareceram à cerimônia de coroação da rainha Elizabeth, que também ocorreu na Abadia de Westminster, de acordo com o site da família real. A soberana morreu em setembro passado, aos 96 anos.
O rei Charles se estabelece como monarca, e usará mantos de veludo de seda vermelho forte, ou carmesim, e roxo em sua coroação. As vestes já foram usadas por seu avô, o rei George VI, em sua própria coroação em 1937, informou o Palácio de Buckingham.
O monarca e sua esposa Camilla usarão dois conjuntos de vestes no serviço de coroação: mantos de estado vermelhos quando chegarem e mantos roxos de propriedade quando saírem, conservados ou feitos pelos alfaiates da empresa londrina Ede e Ravenscroft, de 334 anos.